Vacina contra covid-19: começa imunização de pessoas com comorbidades

Publicado em 10/05/2021 - 20:12 Por Victor Ribeiro, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A campanha nacional de vacinação contra covid-19 entrou oficialmente em uma nova etapa, que é a vacinação de pessoas de 18 a 59 anos com algumas doenças pré-existentes - as chamadas comorbidades - e também gestantes, puérperas e pessoas com deficiência. Alguns estados que estão com o ritmo de imunização mais acelerado já haviam antecipado esta fase.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, divulgou nessa segunda-feira uma mensagem. Ele chamou o público a se vacinar, destacou a segurança de todas as vacinas em uso no Brasil e comentou sobre a entrega dos imunizantes aos estados.

Esses 1,12 milhão de doses da vacina da Pfizer já começaram a ser distribuídos para os estados. E o ministério recebe, dessa segunda até sábado, dia 15, mais 8,2 milhões de doses. São 4,1 milhões de doses da CoronaVac, do Instituto Butantan; 3,5 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca fabricada na Fiocruz; e 629 mil novas doses da Pfizer/BioNTech.

Sempre bom lembrar que as pessoas precisam ficar atentas à data da segunda dose e ao nome da vacina que tomaram. As duas doses precisam ser do mesmo tipo. E não é possível escolher qual tomar, será aplicado o imunizante disponível no momento da vacinação. A Anvisa reforça que todas as vacinas disponíveis no Brasil passaram por aprovação e são seguras.

O infectologista Julival Ribeiro aponta que o medo de certas vacinas não se justifica.

A vacinação contra a covid-19 no Brasil começou no dia 18 de janeiro. De acordo com o vacinômetro do Ministério da Saúde, até agora, o SUS distribuiu quase 78 milhões de doses e 46,5 milhões foram aplicadas; 15 milhões de pessoas receberam as duas doses, o que representa 7,14% da população.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo