Vacina Pfizer/Biontech começa a ser aplicada na capital paulista

Publicado em 05/05/2021 - 20:21 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

As vacinas da Pfizer/Biontech começam a ser aplicadas nesta quinta-feira em São Paulo. Outras cidades também já receberam doses do novo imunizante e organizam a logística para começar vacinação. A capital paulista foi a única cidade do estado a receber as doses da vacina criada pelos laboratórios dos Estados Unidos e da Alemanha.

Segundo a prefeitura, 135.720 doses chegaram na terça, foram distribuídas e já podem começar a ser usadas. Devem receber as primeiras doses, pessoas que têm entre 60 e 62 anos.

Diferentemente das vacinas Coronavac e Astrazeneca, a vacina da Pfizer precisa ser armazenada em temperaturas baixíssimas.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, elas vão ficar em uma câmara fria central regulada para uma temperatura de -25 graus centígrados, o que possibilita uma validade de até14 dias.

Antes de serem encaminhadas às unidades de saúde, elas são descongeladas e passam a ser armazenadas entre 2 e 8 graus positivos, e aí precisam ser usadas em, no máximo, cinco dias.

As doses da vacina Pfizer/Biontech vão ser aplicadas em outras regiões do país que também contam com uma rede de frios que possa ajudar na logística de distribuição.

O Rio de Janeiro recebeu pouco menos de 47 mil doses. Todas vão ser aplicadas na capital.

No Maranhão, elas vão ficar em super freezers que mantêm a temperatura até -86 graus centígrados e passam pelo mesmo processo de descongelamento que está sendo adotado em São Paulo. Só a capital São Luiz vai receber a vacina.

Ainda na região nordeste, para Pernambuco foram enviadas 17.550 doses que vão ser aplicadas apenas nas cidades da região metropolitana de Recife. Além da capital, moradores de Olinda e Jaboatão dos Guararapes também vão ser vacinados com o novo imunizante.

O mesmo número de vacinas foi enviado para Santa Catarina, na região sul do país. As doses vão ser aplicadas na capital Florianópolis e no município de São José, região metropolitana.

No centro-oeste, o Distrito Federal recebeu 5.800 doses, assim como o Amazonas, no norte do país. Todas vão ficar na capital Manaus. Para o Acre, foram enviadas pouco mais de 1.000 doses da vacina que vão ser usadas apenas na capital Rio Branco.

Segundo o Ministério da Saúde, até agora, foram distribuídas quase 500 mil doses da vacina Pfizer/Biontech para todo o país.

Edição: Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

SP quer retomar aulas presenciais em agosto

A secretaria de educação do estado de São Paulo quer retomar aulas presenciais a partir de agosto sem estabelecer limites de ocupação nas escolas.

Até agora, o limite máximo de alunos em sala de aula é de 35% dos estudantes matriculados.

Baixar arquivo
Geral

576 moradias são entregues para pessoas de baixa renda no RJ

Ao todo, 576 moradias foram entregues nesta quarta-feira (16) para  famílias de baixa renda da cidade de Nova Iguaçu, na baixada fluminense. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Novo produto pode substituir óleo de palma na indústria, aponta tese

Uma pesquisa de doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelou o potencial do óleo da polpa do tucumã como alternativa ao tradicional óleo de palma, o mais utilizado no mundo em produtos alimentícios industrializados e que tem provocado a destruição de flor

Baixar arquivo
Política

Comissão da reforma administrativa aprova convite a Paulo Guedes

A Comissão Especial da Câmara, criada para discutir a PEC da Reforma Administrativa, aprovou nesta quarta-feira (dia 16), convite ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Baixar arquivo
Saúde

Alcântara (MA) chega à marca de 100% de vacinados

A cidade histórica de Alcântara (MA) atingiu, nesta quarta (16), a marca de 100% da população adulta vacinada contra a covid-19, com pelo menos uma dose.

Baixar arquivo
Saúde

Começou o pré-cadastro de voluntários para testar ButanVac

O Instituto Butantan começou a fazer o pré-cadastro de voluntários para testar a vacina ButanVac. Os testes da nova vacina contra covid-19 vão ser feitos no Hospital das Clínicas na cidade de São Paulo e no Hospital das Clínicas, de Ribeirão Preto, no interior do estado.

Baixar arquivo