Vacinação do DF inclui professores de creches

Secretário da Saúde alertou também para possível 3ª onda

Publicado em 17/05/2021 - 21:55 Por Victor Ribeiro, da Rádio Nacional - Brasília

A vacinação contra covid-19 no Distrito Federal vai incluir dois novos grupos prioritários esta semana. Começa nesta terça-feira a imunização das pessoas de 30 a 49 anos com comorbidades. O público esperado é de 40 mil pessoas, que precisam agendar a vacinação pela internet, na página da secretaria.

E, na quinta-feira, começa a vacinação de 10 mil profissionais de educação das creches públicas e particulares. Neste caso, não será preciso agendar. A Secretaria de Educação vai fazer uma lista em cada regional de ensino e encaminhar para a Secretaria de Saúde convocar esses profissionais. O Distrito Federal quer reabrir as creches o mais rápido possível, mas isso só vai ocorrer após os trabalhadores tomarem as duas doses de vacina.

Um levantamento da Secretaria de Saúde do DF mostrou que, na semana passada, todos os pacientes testados estavam infectados com a variante P1, que foi notificada no estado do Amazonas e se espalhou pelo país. Em uma entrevista coletiva nessa segunda-feira, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, alertou para o risco de novas variantes causarem uma terceira onda da pandemia.

Na semana passada, o número de novos casos no Distrito Federal registrou a sexta queda seguida. Já as mortes caíram pela quarta semana consecutiva. Mesmo assim, tanto o número de mortes quanto o de novos casos ainda correspondem a três vezes os registrados no começo de fevereiro. Já o índice de transmissão da covid ficou em 0.88. Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 88.

A Secretaria de Saúde acredita que essa trajetória de queda pode ser interrompida, por causa dos novos casos registrados após as reuniões do Dia das Mães. O governo voltou a pedir que as pessoas usem máscara, higienizem as mãos, façam a etiqueta respiratória e mantenham o distanciamento social.

Edição: Raquel Mariano e Luiz Cláudio Ferreira

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

SP quer retomar aulas presenciais em agosto

A secretaria de educação do estado de São Paulo quer retomar aulas presenciais a partir de agosto sem estabelecer limites de ocupação nas escolas.

Até agora, o limite máximo de alunos em sala de aula é de 35% dos estudantes matriculados.

Baixar arquivo
Geral

576 moradias são entregues para pessoas de baixa renda no RJ

Ao todo, 576 moradias foram entregues nesta quarta-feira (16) para  famílias de baixa renda da cidade de Nova Iguaçu, na baixada fluminense. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Novo produto pode substituir óleo de palma na indústria, aponta tese

Uma pesquisa de doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelou o potencial do óleo da polpa do tucumã como alternativa ao tradicional óleo de palma, o mais utilizado no mundo em produtos alimentícios industrializados e que tem provocado a destruição de flor

Baixar arquivo
Política

Comissão da reforma administrativa aprova convite a Paulo Guedes

A Comissão Especial da Câmara, criada para discutir a PEC da Reforma Administrativa, aprovou nesta quarta-feira (dia 16), convite ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Baixar arquivo
Saúde

Alcântara (MA) chega à marca de 100% de vacinados

A cidade histórica de Alcântara (MA) atingiu, nesta quarta (16), a marca de 100% da população adulta vacinada contra a covid-19, com pelo menos uma dose.

Baixar arquivo
Saúde

Começou o pré-cadastro de voluntários para testar ButanVac

O Instituto Butantan começou a fazer o pré-cadastro de voluntários para testar a vacina ButanVac. Os testes da nova vacina contra covid-19 vão ser feitos no Hospital das Clínicas na cidade de São Paulo e no Hospital das Clínicas, de Ribeirão Preto, no interior do estado.

Baixar arquivo