Alcântara (MA) chega à marca de 100% de vacinados

Quase 13 mil pessoas tomaram a primeira dose

Publicado em 16/06/2021 - 20:42 Por Victor Ribeiro, da Rádio Nacional - Brasília

A cidade histórica de Alcântara (MA) atingiu, nesta quarta (16), a marca de 100% da população adulta vacinada contra a covid-19, com pelo menos uma dose. O município fica a 30 quilômetros de distância da capital do estado, São Luís, e tem população total estimada pelo IBGE em pouco mais de 22 mil habitantes.

De acordo com o Ministério da Saúde, quase 13 mil pessoas tomaram a primeira e 1.680 a segunda das 26 mil doses de vacinas enviadas.

O secretário de Políticas Públicas do Maranhão, Marcos Pacheco, destacou fatores que explicam a vacinação acelerada em Alcântara (ouça na reportagem no player acima).

Durante a tarde, um evento organizado pelo Governo do Maranhão entregou um certificado de reconhecimento à população e aos profissionais envolvidos na imunização.

Apesar do sucesso em Alcântara, muitos maranhenses não têm procurado os postos de vacinação. Somente cerca de 8% da população tomou a segunda dose. Mais cedo, o governador Flávio Dino anunciou que vai assinar um decreto para criar uma premiação em dinheiro para quem tomar as duas doses de vacina no estado. Será um sorteio, com prêmios de até 10 mil reais.

Desde o começo do mês o Maranhão tem feito “Arraiás da Vacinação”, para atrair a população da Região Metropolitana de São Luís e na cidade de Timon, a 450 quilômetros da capital. Nesses eventos, além dos festejos típicos, as imunizações são feitas também durante a madrugada.

Podem se vacinar no Maranhão as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e todos os adultos a partir de 25 anos.

 

Edição: Raquel Mariano e Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo