Anvisa autoriza testes com dose de reforço da vacina da Pfizer

Publicado em 19/06/2021 - 14:38 Por Lucas Pordeus Leon - Rádio Nacional - Brasília

Os testes clínicos para a dose de reforço da vacina da Pfizer contra a covid-19 foram autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O estudo prevê a participação de 885 voluntários na Bahia e em São Paulo, todos com 16 anos ou mais de idade que tomaram as duas doses do imunizante, pelo menos seis meses antes, durante os testes iniciais da Pfizer no Brasil.

Em nota, a Anvisa informou que o estudo deve avaliar o comportamento da vacina na terceira dose, e se há benefícios adicionais de uma eventual dose de reforço para além das que já estão sendo aplicadas. Os testes também serão realizados em voluntários da África do Sul e dos Estados Unidos, somando 10 mil pessoas.

Para dar início ao estudo, a Pfizer diz que aguarda ainda a aprovação de entidades de ética em pesquisa. No Brasil, toda pesquisa com seres humanos precisa ser avaliada por entidades de ética vinculadas ao Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Em abril deste ano, o executivo-chefe da Pfizer, Albert Bourla, afirmou, em evento transmitido pela internet, que as pessoas provavelmente precisarão de uma dose de reforço da vacina entre 6 e 12 meses após a imunização inicial com as duas doses já previstas.

Segundo Bourla, os primeiros seis meses são de alta imunização, mas depois desse período a proteção começa a cair. Ele acredita que será preciso vacinar a população anualmente, mas ressaltou que são necessários mais testes para definir os prazos entre as vacinas.

No dia 8 de junho, em depoimento na CPI da Pandemia do Senado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o governo trabalha com a possibilidade de vacinação regular da população.

 

Edição: Bianca Paiva / L Pedrosa

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo