Araraquara, no interior paulista, entra em lockdown

É a segunda vez este ano que a cidade adota medidas de restrição

Publicado em 20/06/2021 - 18:08 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A cidade de Araraquara, no interior paulista, entrou em lockdown ao meio dia desse domingo. É a segunda vez este ano que a cidade adota medidas de restrição de circulação. 

A decisão foi anunciada na última quinta-feira, depois de a cidade registrar pelo terceiro dia seguido mais de 20% de testes positivos nas amostras colhidas de pessoas com sintomas e assintomáticas. 

Um decreto da prefeitura estabelece que o limite de 20% não pode ser ultrapassado por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados no intervalo de uma semana. Quando isso acontece a cidade volta a entrar em regime de Lockdown. 

Mas um novo decreto publicado no sábado flexibilizou um pouco as medidas de isolamento. Desta vez, postos de combustível vão poder abrir normalmente e supermercados, mercados e lojas de conveniência vão atender apenas por delivery até a próxima ter ça-feira e podem retomar o atendimento presencial a partir de quarta -feira. 

O lockdown vai permanecer em vigor até a meia noite do próximo domingo , dia 27. 

Diferente da maioria das cidades, Araraquara adota como critério o número de casos novos de coronavírus e não o índice de ocupação de leitos de terapia intensiva. A medida passou a ser adotada depois de um lockdown de 10 dias em fevereiro após os hospitais da cidade entrarem em colapso. 

Segundo o último boletim divulgado pela secretaria de saúde do município, nesse sábado , uma mulher de 56 anos morreu na cidade em função da covid 19. E outros 157 casos positivos de Coronavírus foram confirmados, o equivalente a 19,5% das amostras analisadas. A cidade tem 88% dos leitos de UTI ocupados. Dos 100 pacientes em estado grave, 50 vem de municípios vizinhos. 

Edição: Líria Jade

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo