CoronaVac em crianças a partir de 3 anos é segura, diz estudo

Sinovac analisa efeitos em mais de 550 crianças na China

Publicado em 29/06/2021 - 13:33 Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Uma publicação na revista The Lancet, uma das mais conceituadas do mundo, comprovou a segurança e resposta imune da CoronaVac em crianças a partir de 3 anos. O estudo das fases 1 e 2 pelo laboratório Sinovac foi feito com mais de 550 crianças na China.

No ensaio clínico, 96% do grupo testado produziu anticorpos para a Sars-Cov2. Além disso, as reações adversas foram na sua grande maioria de grau 1 e 2, leve e moderada, como dor no local de aplicação e febre e apenas 1% do grupo apresentou reação adversa de grau 3.

A fase 3 está em andamento no país asiático e irá testar a eficácia e o nível de proteção da vacina nessa faixa etária.

Na China, o uso emergencial da vacina em crianças a partir de 3 anos já está autorizado desde o dia 4 de junho. Aqui no Brasil, desde o dia 11 de junho, o Instituto Butantan já enviou documentação à Anvisa para autorizar o uso emergencial da CoronaVac em crianças a partir dessa idade e aguarda resposta.

Outra vacina contra covid, da Pfizer, já tem autorização da Anvisa para vacinar adolescentes a partir de 12 anos. No entanto, os jovens e adolescentes deverão aguardar a conclusão da vacinação de toda a população adulta para serem incluídos nos programas de imunização.  

* Com produção de Daniel Lima.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo