Covid: Casos em Araraquara voltam a crescer e pode ter novo lockdown

Publicado em 10/06/2021 - 20:00 Por Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Os casos de covid19 em Araraquara voltaram a crescer e cidade pode entrar mais uma vez em regime de bloqueio total, o chamado lockdown,. Araraquara, no interior de São Paulo, registrou mais 281 casos positivos de coronavírus nessa quinta-feira.

O número equivale a quase 23% das pessoas testadas nos serviços de saúde públicos e privados e em estabelecimentos comerciais do município. Os testes são feitos em pessoas sintomáticas e assintomáticas e fazem parte da política de busca ativa de casos adotada pelo município.

Pela segunda vez na semana a proporção de testes positivos ultrapassou o limite de 20%. Segundo o decreto da prefeitura esse limite não pode ser ultrapassado por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados no intervalo de uma semana. Se isso acontecer, a cidade volta a entrar em regime de lockdown.

Com o resultado dessa quinta-feira, Araraquara fica em alerta máximo e a secretária de saúde do município, Eliana Honain disse que um novo bloqueio pode entrar em vigor nos próximos dias.

Diferente da maioria das cidades, Araraquara adota como critério o número de casos novos de coronavírus e não o índice de ocupação de leitos de terapia intensiva. A medida passou a ser  usada após um lockdown de 10 dias, em fevereiro, depois que os hospitais da cidade entraram em colapso.

Nessa quinta-feira, três pessoas morreram em função do coronavírus em Araraquara e 98 pacientes estão internados em UTIs. Desse total, 53 são moradores de outros municípios. O índice de ocupação dos leitos de terapia intensiva está em 87%. Desde o início da pandemia, a cidade confirmou 23.089 casos de covid-19.

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Senacon oferece cursos gratuitos sobre direitos do consumidor

Quem quiser conhecer mais sobre temas que envolvem o dia a dia do consumidor, pode se inscrever em um dos cursos gratuitos que a Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon está oferecendo.

Baixar arquivo
Geral

Bolsonaro participa da entrega de espadins na Escola Naval

Na cerimônia, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, disse que o recebimento do espadim é a materialização do esforço e da dedicação dos aspirantes.

Baixar arquivo
Educação

Inscrições do Enem 2021 começam em 31 de junho também para treineiros

Estudantes que ainda não completaram o terceiro ano do ensino médio e estão interessados em fazer o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio para se autoavaliar, podem se inscrever para a prova como treineiros, mas, apenas para a versão impressa.

Baixar arquivo
Cultura

Morto por covid, diretor de carnaval Laíla é enterrado no Rio

Laíla morreu na sexta-feira por complicações da covid-19. O carnaval carioca também perdeu nessa sexta Amadeu Amaral, o mestre Mug, que por 30 anos comandou a bateria da escola de samba Vila Isabel.

Baixar arquivo
Saúde

Rio inclui gestantes no calendário único de vacinação

A medida também inclui lactantes e  puérperas sem comorbidades. Essas vacinações  devem ser feitas com prescrição médica.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz entrega mais cinco milhões de vacinas da AstraZeneca

Somando a entrega desta semana, já são 54,8 milhões de doses produzidas e disponibilizadas ao Ministério da Saúde. Outras quatro milhões foram importadas prontas do Instituto Serum da Índia. 

Baixar arquivo