Estudo imunológico na Ilha de Paquetá deve começar na próxima semana

Publicado em 11/06/2021 - 17:02 Por Tâmara Freire - Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro começa na semana que vem o estudo imunológico que vai vacinar toda a população da Ilha de Paquetá e acompanhar a evolução dos moradores. Mas quem não tem cadastro na unidade de saúde da ilha precisa se apressar e procurar o posto até a próxima segunda-feira, para poder fazer parte do experimento.

Dos cerca de 4,1 mil habitantes, mais da metade já foi vacinada durante a campanha regular, então a expectativa é completar a imunização das 1,8 mil pessoas restantes. Ao longo da semana, os moradores passarão por testes sorológicos e, no domingo, dia 20, receberão as doses, de acordo com o secretário municipal de saúde Daniel Soranz.

Enquanto isso, a vacinação continua normalmente no restante da cidade pelo critério de idade. Na semana que vem serão imunizadas todas as pessoas de 53 a 50 anos.

O Rio também vai voltar a vacinar gestantes e puérperas com comorbidades, com  a regularização dos estoques de imunizantes Pfizer ou Coronavac, que são os únicos disponíveis para esse público.

De acordo com o secretário Soranz, não é verdade que tenha havido baixa procura aos postos, no entanto, muitas pessoas que já deveriam ter tomado a segunda dose, ainda não compareceram.

Apesar disso, o prefeito Eduardo Paes fez um apelo para quem ele chamou de “sommeliers de vacina”, que querem escolher qual imunizante vão tomar.

A cidade também mantem algumas medidas restritivas em vigor até o dia 28 de junho. Continuam proibidos o funcionamento de boates e danceterias, a realização de festas que exigem autorização prévia, e a presença de público em eventos esportivos.

Já o restante das atividades pode funcionar sem restrições, desde que seguindo as regras de distanciamento e ocupação.

Edição: Vitoria dos Santos / L Pedrosa

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo