Estudo imunológico na Ilha de Paquetá deve começar na próxima semana

Publicado em 11/06/2021 - 17:02 Por Tâmara Freire - Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro começa na semana que vem o estudo imunológico que vai vacinar toda a população da Ilha de Paquetá e acompanhar a evolução dos moradores. Mas quem não tem cadastro na unidade de saúde da ilha precisa se apressar e procurar o posto até a próxima segunda-feira, para poder fazer parte do experimento.

Dos cerca de 4,1 mil habitantes, mais da metade já foi vacinada durante a campanha regular, então a expectativa é completar a imunização das 1,8 mil pessoas restantes. Ao longo da semana, os moradores passarão por testes sorológicos e, no domingo, dia 20, receberão as doses, de acordo com o secretário municipal de saúde Daniel Soranz.

Enquanto isso, a vacinação continua normalmente no restante da cidade pelo critério de idade. Na semana que vem serão imunizadas todas as pessoas de 53 a 50 anos.

O Rio também vai voltar a vacinar gestantes e puérperas com comorbidades, com  a regularização dos estoques de imunizantes Pfizer ou Coronavac, que são os únicos disponíveis para esse público.

De acordo com o secretário Soranz, não é verdade que tenha havido baixa procura aos postos, no entanto, muitas pessoas que já deveriam ter tomado a segunda dose, ainda não compareceram.

Apesar disso, o prefeito Eduardo Paes fez um apelo para quem ele chamou de “sommeliers de vacina”, que querem escolher qual imunizante vão tomar.

A cidade também mantem algumas medidas restritivas em vigor até o dia 28 de junho. Continuam proibidos o funcionamento de boates e danceterias, a realização de festas que exigem autorização prévia, e a presença de público em eventos esportivos.

Já o restante das atividades pode funcionar sem restrições, desde que seguindo as regras de distanciamento e ocupação.

Edição: Vitoria dos Santos / L Pedrosa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Governo do DF vai flexibilizar medidas de combate à covid-19

O governo do Distrito Federal vai publicar nesta sexta-feira novo decreto flexibilizando medidas de combate à covid-19. Com isso, pessoas do grupo de risco vacinadas devem voltar ao trabalho 30 dias após o recebimento da segunda dose da vacina ou da dose única.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz: Média móvel ultrapassa 2 mil mortes diárias por covid-19

A média móvel de mortes diárias por covid-19 voltou a ser superior a 2 mil nesta quarta-feira, de acordo a ferramenta Monitora Covid-19 da Fiocruz. Esse patamar não era alcançado desde 10 de maio, e mantém um movimento ascendente a partir do dia 6 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

2021 é o ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil

Entre 2012 e 2019, foram registradas mais de 54 mil denúncias de exploração do trabalho infantil. Os números estão disponíveis no Observatório Digital da Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que foi atualizado nesta quinta-feira.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde abre consulta pública para atendimento odontológico de grávidas

Na tentativa de ampliar e qualificar o atendimento e tratamento odontológico de mulheres grávidas, o Ministério da Saúde abriu uma consulta pública para que a população, gestores e profissionais de saúde possam enviar sugestões sobre o tema.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Maioria dos brasileiros é a favor do casamento homoafetivo

Para o mês do orgulho LGBT+ a Ipsos fez um levantamento mostrando como essa comunidade é vista e aceita no Brasil e no mundo. No Brasil, 54% dos entrevistados se mostraram a favor do casamento de pessoas do mesmo sexo e 16% a favor de algum reconhecimento legal.

Baixar arquivo
Economia

Indicador da confiança do empresário do comércio sobe 12,2%

O indicador da confiança do empresário do comércio subiu 12,2% neste mês de junho, na comparação com maio.  Esta é a primeira alta registrada este ano, após cinco quedas consecutivas que fizeram o índice ter um dos piores momentos de toda a série histórica.

Baixar arquivo