Fiocruz: Média móvel ultrapassa 2 mil mortes diárias por covid-19

Publicado em 17/06/2021 - 19:42 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A média móvel de mortes diárias por covid-19 voltou a ser superior a 2 mil nesta quarta-feira, de acordo a ferramenta Monitora Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz. Esse patamar não era alcançado desde 10 de maio, e mantém um movimento ascendente observado a partir do dia 6 de junho.

A média móvel de casos também está em trajetória de subida. Nesta quarta-feira, ficou em mais de 72 mil registros, número bem próximo do recorde de toda a pandemia, alcançado em março, com cerca de 77 mil novos infectados por dia.

O pesquisador da Fiocruz, que coordena o projeto, Christovam Barcellos evita especular se isso é o início de uma terceira onda, mas afirma que o Brasil permanece hoje em um platô muito alto e instável.

O cálculo da média móvel é feito a partir da soma das notificações de um dia com as dos seis dias anteriores. Esse valor então é dividido por sete para se chegar a uma média daquele período, diluindo os picos e baixas isolados que podem ocorrer em momentos específicos.

Os pesquisadores da Fiocruz alertam ainda, que em 19 estados brasileiros a ocupação hospitalar já é considerada crítica. E apesar de boa parte dos estados brasileiros ainda apresentar tendência de manutenção da sua situação atual, em Rondônia e no Paraná já há indícios de que as mortes podem subir nos próximos dias, de acordo com o monitoramento da Fiocruz.

Uma alta no número de casos também já é prevista em São Paulo, Goiás, Roraima, Amapá, Rio Grande do Norte e Rondônia. Esses seis estados também devem registrar aumento das mortes daqui a duas semanas, considerando o intervalo padrão entre a infecção e o óbito de parte dos doentes.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Educação bilíngue de surdos é inserida na LDB da educação nacional

A educação bilíngue é aquela em que a Língua Brasileira de Sinais é considerada a primeira língua, e o português escrito como segunda língua.

Baixar arquivo
Geral

#AprenderParaPrevenir quer alertar sobre riscos de desastres naturais

Com o tema #AprenderParaPrevenir foi lançada, nessa terça-feira, a campanha nacional para conscientizar a população de que é possível reduzir o risco de determinados desastres naturais, como, por exemplo, incêndios florestais.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Anvisa autoriza teste do medicamento Leronlimabe

A Anvisa autorizou, nesta segunda-feira, o estudo clínico para avaliar a segurança e a eficácia do medicamento Leronlimabe. A ideia é usar a droga para tratar pacientes com covid-19 e que tenham desenvolvido quadros moderados de pneumonia.

Baixar arquivo
Segurança

Ministério da Justiça prorroga intervenção penitenciária em Roraima

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública prorrogou, nesta terça-feira, o emprego da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária no estado de Roraima. Esta é a 12º vez que a operação é prorrogada.

Baixar arquivo
Geral

Quadrilha forja acidentes com carros de luxo para ganhar indenizações

Justiça do DF pediu a prisão de oito pessoas, entre empresários e um médico, que ganhavam dinheiro dos seguros planejando acidentes com veículos importados

Baixar arquivo
Política

CPI: reverendo intermediou futura compra de 400 milhões de vacinas

Fundador da ONG Secretaria Nacional de Assuntos Religiosos, Amilton de Paula afirmou aos senadores que sua atuação se limitou a indicar para o Ministério da Saúde alguém que teria imunizantes para vender.

Baixar arquivo