Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

Lote de IFA desembarcará no RJ neste sábado (12)

Publicado em 11/06/2021 - 22:35 Por Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro.

Segundo a Fundação, os insumos são suficientes para a produção de cerca de 6 milhões de doses. E a aceleração da entrega dessa remessa vai permitir a continuidade da produção da vacina e as entregas semanais ao Programa Nacional de Imunizações até 10 de julho.

A vacina produzida na Fábrica de Bio-Manguinhos atualmente é fabricada com o Ingrediente Farmacêutico Ativo importado da China. Mas a Fundação começa ainda este mês o processo de fabricação do IFA nacional, que faz parte do acordo de transferência de tecnologia com a Farmacêutica AstraZeneca.

A produção precisa cumprir uma série de etapas, com lotes de testes e validação que duram alguns meses. A previsão é que as primeiras doses 100% nacionais da vacina Fiocruz contra a covid-19 sejam entregues em outubro ao Programa Nacional de Imunizações.

Nesta sexta-feira (11), a Fiocruz entregou 2,7 milhões de doses da vacina ao Programa Nacional de Imunizações, das quais 137 mil foram para o Estado do Rio de Janeiro, onde está sediada a Fundação. No total, já foram entregues ao PNI 53,8 milhões de doses. 

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid-19: Queiroga pede que brasileiros se imunizem com a segunda dose

O Ministro da Saúde esteve na Comunidade da Maré, no RJ, onde foi apresentado um balanço da vacinação em massa contra o coronavírus, neste que é o maior conjunto de favelas da cidade.

Baixar arquivo
Educação

Educação bilíngue de surdos é inserida na LDB da educação nacional

A educação bilíngue é aquela em que a Língua Brasileira de Sinais é considerada a primeira língua, e o português escrito como segunda língua.

Baixar arquivo
Geral

#AprenderParaPrevenir quer alertar sobre riscos de desastres naturais

Com o tema #AprenderParaPrevenir foi lançada, nessa terça-feira, a campanha nacional para conscientizar a população de que é possível reduzir o risco de determinados desastres naturais, como, por exemplo, incêndios florestais.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Anvisa autoriza teste do medicamento Leronlimabe

A Anvisa autorizou, nesta segunda-feira, o estudo clínico para avaliar a segurança e a eficácia do medicamento Leronlimabe. A ideia é usar a droga para tratar pacientes com covid-19 e que tenham desenvolvido quadros moderados de pneumonia.

Baixar arquivo
Segurança

Ministério da Justiça prorroga intervenção penitenciária em Roraima

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública prorrogou, nesta terça-feira, o emprego da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária no estado de Roraima. Esta é a 12º vez que a operação é prorrogada.

Baixar arquivo
Geral

Quadrilha forja acidentes com carros de luxo para ganhar indenizações

Justiça do DF pediu a prisão de oito pessoas, entre empresários e um médico, que ganhavam dinheiro dos seguros planejando acidentes com veículos importados

Baixar arquivo