Grávidas e puérperas já podem ser vacinadas no DF contra a covid-19

Publicado em 21/06/2021 - 21:13 Por Gésio Passos, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As grávidas e as mulheres que ainda estão no período de resguardo pós parto, de 45 dias -  as puérperas - já podem ser vacinadas no Distrito Federal contra a covd-19. Mas é preciso se cadastrar no sistema de agendamento da Secretaria de Saúde, que a partir de quarta-feira também estará recebendo os pedidos no site vacina.saude.df.gov.br. 2,4 mil doses da vacina foram remanejadas para esse público. O governo distrital ainda aguarda o envio pelo Ministério da Saúde de vacinas para as grávidas e puérperas. A expectativa é vacinar 30 mil mulheres nessa condição.  O Secretário da Casa Civil Gustavo Rocha, afirma que neste momento as lactantes não estão incluídas.

Ana Paula Nardelli, servidora pública, está grávida e apreensiva para vacinar e proteger a gestação.

A Secretaria de Saúde do DF também informou que já foi iniciada a vacinação dos vigilantes, e que ainda esta semana começa a imunização dos trabalhadores da limpeza urbana.

O governo do Distrito Federal também informou que haverá mais uma flexibilização das medidas de restrições na capital. Um novo decreto que será publicado nesta terça-feira, vai permitir a realização de competições de esportes amadores desde que sejam adotados os mesmos protocolos previstos para profissionais.

Já alguns setores comerciais, que não se enquadram como bares e restaurantes, a exemplo das cafeterias, vão poder abrir respeitando o horário permitindo nos alvarás de funcionamento. O governo reforça que o horário de recolhimento continua estabelecido de meia noite às 5 da manhã, com exceção para atividades essenciais.

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo