Mais de 6 milhões de crianças brasileiras estão com excesso de peso

Publicado em 03/06/2021 - 20:00 Por Daniella Longuinho, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Manter uma alimentação balanceada desde cedo previne doenças, mas segundo o o Ministério da Saúde muitas crianças estão fora dessa realidade. No Brasil, a estimativa é que 6,4 milhões de crianças tenham excesso de peso e 3,1 milhões já evoluíram para obesidade.

A obesidade infantil afeta 13,2% das crianças entre 5 e 9 anos acompanhadas no SUS, Sistema Único de Saúde. Entre os menores de 5 anos, o índice de sobrepeso é de 14,8% e o de obesidade, de 7%. Esses dados são de 2019 e têm por base no Índice de Massa Corporal das crianças atendidas no SUS.

A manicure Kátia Duran, de 40 anos, conta que a filha Kamylla Vitória começou a ter sobrepeso aos cinco anos de idade. Hoje, aos 9 anos, com quadro de obesidade, a filha de Kátia tem colesterol e insulina altos, e gordura no fígado. Com o acompanhamento médico periódico e a realização de exames, a criança passou a ser atendida por endocrinologista, psicólogo e nutricionista. Kátia, que também é obesa desde a infância, explica que busca incluir a prática de atividades físicas no tratamento da filha.

Segundo o Ministério da Saúde, a pandemia de covid-19 teve um impacto importante na alimentação das crianças e adolescentes, além do aumento do sedentarismo. Essa realidade foi percebida pela família de Kamylla Vitória, a mãe da criança detalha que ela ficou mais ansiosa e ganhou peso.

A pediatra Nathalia Sarkis informa que a obesidade infantil oferece riscos para a saúde da criança, como hipertensão e diabetes.

O Ministério da Saúde explica que a obesidade infantil é resultado de vários fatores como genéticos, comportamentais, aleitamento materno de curta duração e introdução de alimentos de forma inadequada. Cuidados com a saúde de forma multidisciplinar, a prática de atividades físicas e o consumo de alimentos saudáveis ajudam a prevenir a doença. 

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo