Mapeamento mostra que 19 variantes do coronavírus circulam em SP

Publicado em 16/06/2021 - 20:16 Por Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O mapeamento mostrou que 19 variantes do coronavírus circulam no estado de São Paulo. O resultado está no primeiro mapeamento feito por uma rede de genotipagem coordenada pelo Instituto Butantan.

Apesar do grande número de variedades, o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas. confirmou que a imensa maioria dos casos, praticamente 90%, é da variante P1 ou variante Gama, identificada primeiro em Manaus,

A rede de genotipagem reúne laboratórios públicos e privados, a maioria ligados a universidades. As amostras são retiradas de um total de 4 milhões de testes feitos até agora.

A maior parte das variantes identificadas são chamadas de interesse, ou seja, não tem características que as tornem mais letais ou mais infecciosas. Mas também foram identificadas as variantes de preocupação. Em 4% dos casos foi identificada a variante B 117, ou variante Alfa, identificada primeiro no Reino Unido e em 3,5% das amostras , foi identificada a variante B.128 que deu origem à variante Gama.

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

O objetivo da medida é oferecer um local para motoristas de ônibus e caminhões possam descansar, aumentar a segurança e, dessa forma, reduzir o número de acidentes.

Baixar arquivo