logo Radioagência Nacional
Saúde

Rio vacina a faixa etária de 47 a 43 anos nesta semana

Baixar
Solimar Luz, repórter da Rádio Nacional
27/06/2021 - 13:02
Rio de Janeiro

A partir desta segunda-feira (28), a Secretaria municipal de Saúde do Rio passa a vacinar pessoas entre 47 e 43 anos contra a covid-19. O novo calendário avança uma idade por dia, até sexta-feira (2). No sábado (3), como normalmente acontece, será dia de repescagem para quem perdeu a data de imunização ao longo da semana. Homens e mulheres continuam a ser vacinados no mesmo dia, mas em horários diferentes. Elas pela manhã e eles, à  tarde. A aceleração do calendário foi possível com a chegada de novas doses de vacina.

Também nesta segunda-feira (28), mulheres que estejam amamentando começam a se proteger contra o novo coronavírus. Para receber a primeira dose, é necessário que a mãe apresente recomendação do profissional de saúde que acompanha a criança e ateste que ela está amamentando e tem indicação para ser imunizada. A Secretaria de Saúde ressalta que, após tomar a vacina, as mães não devem interromper o aleitamento materno, fundamental para o desenvolvimento da criança. 

De acordo com o 25º Boletim Epidemiológico, divulgado no Centro de Operações Rio, a cidade continua em alto risco de contaminação para a covid-19 e, por isso, as medidas de proteção à vida foram prorrogadas até o dia 12 de julho.

Já em relação à vacina contra a gripe, o calendário do município foi prorrogado até o dia 30 de julho para todos os grupos de risco. E, quem for imunizado contra a influenza, deve respeitar o prazo de 14 dias entre este imunizante e o ministrado contra a covid-19.

x