RJ: grávidas vacinadas com AstraZeneca podem receber 2ª dose da Pfizer

Vacina deve ser aplicada com intervalo de 12 semanas

Publicado em 29/06/2021 - 11:24 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As grávidas que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca contra a covid-19 já podem receber a segunda dose da vacina da Pfizer, na cidade do Rio de Janeiro. A autorização foi dada pela secretaria municipal de Saúde, a partir de recomendação do comitê científico da prefeitura do Rio. A vacina deve ser aplicada com um intervalo de 12 semanas.

O secretário Daniel Soranz divulgou a informação, nesta terça-feira (29), em sua conta no Twitter. Segundo ele, a vacinação pode ocorrer desde que haja avaliação dos riscos e benefícios do médico que acompanha a gestante.

Ainda no seu perfil, Soranz citou estudos clínicos feitos com dois mil participantes em vários países, que demonstram segurança e eficácia de aplicação dessas duas vacinas na primeira e segunda doses.

Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Chile, Dinamarca, França, Finlândia, Noruega, Portugal e Suécia recomendam; enquanto Espanha, Emirados Árabes, Inglaterra e Itália autorizam o uso da Pfizer como segunda dose para quem se imunizou, na primeira dose, com a AstraZeneca.

A vacinação de grávidas com a AstraZeneca foi suspensa por orientação da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, devido a possíveis efeitos adversos do imunizante.

Edição: Ana Lucia Caldas/Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo