Cadastro para doação de medula óssea deve ser feito até 35 anos

Publicado em 14/07/2021 - 21:30 Por *Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Raquel Melo conta que há três anos foi diagnosticada com leucemia, um tipo de câncer. Como parte do tratamento dependeu da doação de sangue e plaquetas, depois passou por um transplante de medula óssea.

De uma hora para outra, a carioca de 33 anos se viu de doadora a paciente. Para ela, foi importante conhecer a quantidade de pessoas que precisam de doação.

O farmacêutico André Teixeira também passou pela experiência, mas como doador. Após o período de sigilo de 18 meses, ele finalmente conheceu o paciente, um adolescente de 17 anos que graças a ele já estava curado.

Para dar mais segurança nos transplantes de medula óssea, o Ministério da Saúde atualizou as normas do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, chamado Redome.

O Registro é o terceiro maior do mundo deste tipo, com quase 5 milhões e meio de cadastros. Uma das mudanças se refere ao limite de idade para o cadastro. O doador só pode se cadastrar até os 35 anos. Antes, o doador podia se cadastrar até 55 anos de idade e o cadastro ficava ativo até os 60 anos.

Além da mudança na idade, foi melhorada também a tipagem de cadastro, que vai trazer mais informações do doador, aumentando assim, as chances de compatibilidade.

A médica hematologista Danielli Oliveira, Coordenadora Técnica do Redome diz que as mudanças geram mais segurança nos transplantes. Segundo ela, doadores mais jovens podem ser melhor e mais rápido para o processo de transplantes.

As mudanças incluem, ainda, um aumento de novos cadastros de doadores de medula óssea e uma reorganização na distribuição de cadastramento de doadores em cada Estado.

*Com produção de Daniel Lima.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Destaques EBC


Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo