Consulta de portabilidade de planos de saúde cresce 50% em 2021

Publicado em 13/07/2021 - 13:40 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A procura por informações para trocar de plano de saúde bateu recorde este ano. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) as consultas de usuários sobre a portabilidade de planos de saúde aumentaram 50% entre janeiro e abril de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020.

Foram mais de 122 mil registros de consultas sobre o tema na ANS. A busca pela portabilidade é uma tentativa de reduzir custos, ao buscar serviços mais baratos. O advogado Alessandro Acayaba de Toledo, presidente da Associação Nacional das Administradoras de Benefícios, a ANAB, entidade que trabalha no setor da saúde suplementar, recomenda que os usuários busquem informações se desejam mudar de plano.

Atualmente, é permitida a portabilidade para todos os usuários de planos de saúde. O período de carência não deve ser cobrado para as coberturas já previstas no plano anterior.

A presidente da Associação em Defesa dos Usuários de Planos de Saúde, Renê Patriota, alerta os beneficiários a ficarem atentos na hora de trocar de plano para não serem surpreendidos.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar oferece na internet um guia de planos onde os beneficiários podem fazer simulações para descobrir as empresas que se encaixam no perfil do plano procurado para portabilidade.

Edição: Nadia Faggiani / GT Passos

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Presidente do COB destaca a importância dos Jogos Universitários

As competições foram um reencontro de estudantes que são esportistas tradicionais, eletrônicos e adaptados de 26 modalidades diferentes 4,5 mil pessoas participaram do eventos se somarmos atletas, árbitros, técnicos e voluntários .

Baixar arquivo
Saúde

Campanha Nacional de Multivacinação continua até 29 de outubro

O prazo para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 14 anos se estende até o dia 29. Na lista de mais de 20 imunizantes estão os que protegem contra doenças, como hepatites A e B, poliomielite, febre amarela e  HPV.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer entrega mais 1,3 milhão de doses de vacina contra covid-19

Essa remessa é a última das que estavam previstas para trazer ao país 10 milhões de doses da vacina da Pfizer na última semana. A compra dessas vacinas faz parte do segundo contrato que prevê a entrega de mais de 100 milhões de doses até o fim do ano.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lançada no Rio a Campanha Natal sem Fome que completa 27 anos

Com expectativa de arrecadar R$ 30 milhões em doações para a compra de alimentos,  a ONG Ação da Cidadania, lançou neste domingo, no Rio, a campanha “Natal sem Fome”.

Baixar arquivo
Economia

Nascidos em outubro recebem a 6ª parcela do Auxílio Emergencial 2021

Os recursos serão creditados na Poupança Social Digital e esse público pode sacar ou transferir o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem e na rede lotérica de todo o país.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo