Covid: 11 estados investigam casos de pessoas que tomaram 3ª dose

Ação pode se configurar como crime de estelionato e fraude

Publicado em 27/07/2021 - 14:38 Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Mesmo com boa parte do país sem completar a imunização contra a covid-19, há pessoas que estão buscando a 3ª dose da vacina de forma deliberada em uma ação que pode se configurar como crime de estelionato e fraude. Onze estados brasileiros, entre eles, Minas Gerais e Rio Grande do Norte estão investigando alguns desses casos.

Em Minas, um casal tomou as duas doses da CoronaVac em Belo Horizonte, onde moram, e uma terceira dose, da Pfizer, na cidade de Rio Novo. O Ministério Público do estado já abriu procedimento para impedi-los de tomar outras doses sob pena de multa de R$ 1 milhão. Em nota, a secretaria de saúde de Minas reforçou que não há orientação do Ministério da saúde para 3ª dose e pessoas que buscarem deliberadamente estão sujeitas a sanções éticas e legais.

No Rio Grande do Norte, duas servidoras municipais se vacinaram com a CoronaVac em suas cidades de origem e posteriormente tomaram mais uma dose da Janssen na cidade de Macao. Essa fraude foi detectada quando incluíram os dados da vacinação e descobriram a 3ª dose.

De acordo com a secretária de saúde do estado, Kelly Maia, as servidoras foram exoneradas e responderão a processos criminais.

Apesar de haver discussão sobre a necessidade de 3ª dose no Reino Unido, para o presidente da sociedade brasileira de Infectologia do Distrito Federal, José David Urbaez, não há cabimento haver essa discussão no país em um momento em que boa parte da população ainda não foi plenamente imunizada com as duas doses contra a covid.

Solicitamos ao Ministério da Saúde um posicionamento a respeito de pessoas conseguirem burlar os sistemas para obter a 3ª dose da vacina, mas não tivemos retorno até o fechamento desta reportagem.

* Com produção de Renato Lima.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Rádio Nacional transmite Botafogo x Náutico pela Série B neste sábado

Transmissão ao vivo será às 16h30. O Glorioso com 41 pontos luta para permanecer no G4 da competição, enquanto o Timbu com 35 pontos quer sair da parte intermediária da tabela e se aproximar da zona de classificação à elite do futebol.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz conclui estudo que mostra eficácia de vacinas contra a covid

O levantamento foi feito do dia 17 de janeiro até 19 de julho, a partir de mais de 66 milhões de registros de vacinas. E apontou que a efetividade dos imunizantes varia de acordo com a faixa etária do público.

Baixar arquivo
Cultura

Povoado Mumbuca, Jalapão, realiza festa da colheita do capim-dourado

As hastes da planta são utilizadas para a confecção de artesanatos, como bolsas, bijuterias e objetos de decoração. Essa técnica é uma herança dos índios Xerente, habitantes da região.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim Fiocruz aponta queda no número de casos e de mortes por covid

O número de casos e de mortes por covid -19 sofreu a maior queda desde o início de 2021, segundo o último Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz. São 12 semanas consecutivas de diminuição no número de mortes.

Baixar arquivo
Esportes

Filha de Pelé posta foto com o pai no Albert Einstein em SP

Kely Nascimento acompanha o pai, Pelé, que teria voltado à UTI, de onde saiu a dois dias, por conta de um problema de refluxo.

Baixar arquivo
Justiça

Criptoativos apreendidos serão depositados em conta judicial

O total apreendido, avaliado em cerca de R$ 150 milhões, vai ser depositado em uma conta judicial para destinação futura, a ser definida pela Justiça. A Câmara Criminal decidiu ainda criar um grupo de trabalho para auxiliar os procuradores em casos envolvendo moedas digitais.

Baixar arquivo