Covid: 11 estados investigam casos de pessoas que tomaram 3ª dose

Ação pode se configurar como crime de estelionato e fraude

Publicado em 27/07/2021 - 14:38 Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Mesmo com boa parte do país sem completar a imunização contra a covid-19, há pessoas que estão buscando a 3ª dose da vacina de forma deliberada em uma ação que pode se configurar como crime de estelionato e fraude. Onze estados brasileiros, entre eles, Minas Gerais e Rio Grande do Norte estão investigando alguns desses casos.

Em Minas, um casal tomou as duas doses da CoronaVac em Belo Horizonte, onde moram, e uma terceira dose, da Pfizer, na cidade de Rio Novo. O Ministério Público do estado já abriu procedimento para impedi-los de tomar outras doses sob pena de multa de R$ 1 milhão. Em nota, a secretaria de saúde de Minas reforçou que não há orientação do Ministério da saúde para 3ª dose e pessoas que buscarem deliberadamente estão sujeitas a sanções éticas e legais.

No Rio Grande do Norte, duas servidoras municipais se vacinaram com a CoronaVac em suas cidades de origem e posteriormente tomaram mais uma dose da Janssen na cidade de Macao. Essa fraude foi detectada quando incluíram os dados da vacinação e descobriram a 3ª dose.

De acordo com a secretária de saúde do estado, Kelly Maia, as servidoras foram exoneradas e responderão a processos criminais.

Apesar de haver discussão sobre a necessidade de 3ª dose no Reino Unido, para o presidente da sociedade brasileira de Infectologia do Distrito Federal, José David Urbaez, não há cabimento haver essa discussão no país em um momento em que boa parte da população ainda não foi plenamente imunizada com as duas doses contra a covid.

Solicitamos ao Ministério da Saúde um posicionamento a respeito de pessoas conseguirem burlar os sistemas para obter a 3ª dose da vacina, mas não tivemos retorno até o fechamento desta reportagem.

* Com produção de Renato Lima.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo