Covid: mais de 2 mil prefeituras querem vacinação obrigatória

Exceção seria para quem tem recomendação médica para evitar imunizante

Publicado em 30/07/2021 - 19:44 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As prefeituras de nove em cada dez cidades brasileiras concordam com a vacinação obrigatória contra a Covid-19. O índice é resultado de um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios.

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de julho e ouviu 2.705 prefeituras espalhadas por todo o país.

Do total de municípios, 87,7% concordaram com a vacinação obrigatória contra a Covid-19 — menos nos casos em que a pessoa tem recomendação médica para não ser imunizada.

Apenas 216 prefeituras ouvidas na pesquisa discordaram da vacinação obrigatória. Para o diretor da CNM e prefeito da cidade paraense de Santarém, Nélio Aguiar, o resultado expressivo a favor da obrigação é resultado da dificuldade que as prefeituras estão tendo de imunizar o maior número possível de habitantes.

O levantamento da Confederação também apontou que 68,1% das cidades registraram casos de pessoas que foram chamadas à vacinação e não compareceram. Além disso, em 66,8% dos municípios, pessoas que tomaram a primeira dose da vacina não retornaram para receber a segunda dose.

A boa notícia é que, com o avanço da vacinação em todo o país, os casos confirmados da Covid-19 estão caindo ou se mantendo estáveis na maioria das cidades. Essa era a situação de 72,5% dos municípios, nos dias em que o levantamento foi feito.

No mesmo período, não houve mortes por Covid-19 em 55,8% das cidades pesquisadas. Em 14,9% delas, o número de mortes diminuiu. O diretor da CNM Nélio Aguiar atribui esses números positivos ao avanço da campanha de vacinação nos municípios de todo o país.

Segundo a pesquisa da CNM, a maioria dos municípios brasileiros, 59,7%, está vacinando a população na faixa etária entre 30 e 40 anos de idade. Apenas 14,7% das cidades ainda estão vacinando os habitantes com 40 anos ou mais.

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo