DF confirmou antecipação da 2ª dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer

Publicado em 12/07/2021 - 21:17 Por Victor Ribeiro, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Governo do Distrito Federal confirmou que vai antecipar a segunda dose para quem tomou as vacinas AstraZeneca e Pfizer. O intervalo entre as aplicações vai passar de 90 para 60 dias.

O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, disse que foi um pedido feito pelo governador Ibaneis Rocha e que os detalhes ainda está em analise.

O que se sabe até agora é que os profissionais de educação terão prioridade, para que as aulas voltem a ser presenciais a partir de 2 de agosto.

Ainda sobre o setor de educação, o governo do Distrito Federal informou que separou a vacina Janssen, de dose única, para imunizar 20 mil profissionais da rede pública. Mas, até agora, só 12.800 estão vacinados, o que representa 64% da categoria. Agora, essas vacinas serão remanejadas para os trabalhadores do ensino particular.

O governo do DF também alertou para a baixa procura da segunda dose. A expectativa era que 11 mil pessoas fossem aos postos no último fim de semana, para concluir a imunização, mas somente mil delas apareceram.

O secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou que o objetivo é, ao mesmo tempo, incentivar os vacinados a tomarem a segunda dose e aplicar o imunizante dentro da validade.

Os secretários também apresentaram dados sobre a pandemia no DF. Ainda não existe registro da chegada da variante delta do novo coronavírus e o índice de transmissão está em 0,91. Isso significa que cada 100 pessoas com covid-19 contaminam outras 91.

Em uma semana, os números de novos casos e de mortes reduziram em todas as faixas etárias no Distrito Federal. Os novos casos caíram 18% e as mortes por covid tiveram queda de 32%. A vacinação impactou no perfil dos infectados. Este ano, quem lidera no DF são os adultos de 30 a 39 anos. Desde o dia primeiro de janeiro, já são quase 44 mil casos. Ao longo de todo o ano passado, foram 66 mil casos nesse grupo.

Edição: Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo