Em 24 anos, SP registra queda de 74% de mortes por Aids

Publicado em 28/07/2021 - 14:19 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O estado de São Paulo registrou uma queda de 74% nos casos de óbitos por Aids, 24 anos após o pico de mortes pela doença. Em 1995, foram registrados 7.739 óbitos, a taxa de mortalidade era de 22,9 por 100 mil habitantes. Em 2019, caiu para 2.049 mortes e a taxa de mortalidade passou para 4,6 por 100 mil habitantes. Esses dados foram apresentados nessa terça-feira (28) pela Fundação Seade, de análise de dados.

De acordo com o Centro de Referência e Tratamento de Dsts e Aids de São Paulo, o diagnóstico precoce é fundamental para que, com a utilização de remédios e tratamento, a pessoa tenha quadros menos graves da doença e maior qualidade e expectativa de vida. Conforme explicou a diretora do centro, a médica Maria Clara Gianna. Segundo ela é importante ter testes rápidos oferecidos à população e treinar os profissionais de saúde e encaminharem os usuários do SUS aos exames.

O vírus HIV, causador da Aids é transmitido através da relação sexual desprotegida ou por meio do contato com mucosas ou área ferida do corpo, ou ainda através do compartilhamento de seringas e agulhas.

Por isso, é fundamental o uso de preservativos nas relações sexuais e de profilaxias pré e pós-exposição pelos grupos mais vulneráveis. Esses tratamentos podem ser encontrados de graça no SUS.

Além disso, o Centro de Referência em São Paulo lista locais onde as pessoas podem fazer testes de HIV gratuitos,  no site crt.saude.sp.gov.br ou pelo serviço Disque DST/aids: 0800 162 550

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo