Governo de SP antecipa final do calendário de vacinação

Previsão é que adultos estejam vacinados até 20 de agosto

Publicado em 11/07/2021 - 15:59 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com 30 milhões de doses a mais da Coronavac, o governo de São Paulo antecipou em 26 dias o final do calendário de imunização de adultos contra a covid-19, que agora está previsto para terminar no dia 20 de agosto. Prazo em que todos os maiores de 18 anos do estado devem estar pelo menos com a primeira dose aplicada. Com isso, São Paulo deve começar a imunizar os adolescentes de 12 a 17 anos a partir do dia 23 de agosto. 

O novo calendário de vacinação foi divulgado neste domingo. Segundo o governador João Dória, do PSDB, a antecipação foi possível graças à aquisição de novas vacinas da farmacêutica chinesa Sinovac. 

O novo calendário prevê que os paulistas de 35 e 36 anos devem se vacinar a partir da próxima quinta-feira, dia 15 de julho. Já no dia 19 terá início a vacinação das pessoas de 30 a 34 anos. Em seguida, a partir do dia 5 de agosto, é a vez das pessoas de 25 a 29 anos. Aquelas de 18 a 24 anos começam a ser imunizadas no dia 13 de agosto. 

Após finalizada a imunização dos maiores de 18 anos, o estado de São Paulo vai vacinar os adolescentes de 12 a 17 anos, começando por aqueles com comorbidade, deficiência ou gestantes. 
Segundo o presidente do departamento de imunização da Sociedade Brasileira de Pediatria, Marco Aurélio Sáfadi, o coronavírus também traz problemas para os jovens dessa faixa etária.

Com o novo cronograma, o governo do estado de São Paulo planeja vacinar toda a população acima de 12 anos de idade, com a primeira dose, até o dia 30 de setembro. 
 

Edição: Francisco Brasileiro Marques de Sousa Neto

Últimas notícias
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo