Há 100 anos era descoberta a insulina importante tratamento à diabetes

Publicado em 30/07/2021 - 08:16 Por Beatriz Evaristo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

De sentença de morte a uma doença tratável. A vida de quem sofria com diabetes mellitus ganhou um novo rumo com a descoberta da insulina. Em 30 de julho de 1921, pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, injetaram um extrato pancreático em um cão diabético sem pâncreas e observaram uma queda acentuada do açúcar no sangue. Até então, quem tinha a doença era submetido a uma dieta rigorosa e vivia no máximo dois anos após o diagnóstico.

A pesquisa nasceu oito meses antes quando o médico canadense Frederick Banting rabiscou algumas ideias em uma folha de caderno. Para desenvolver o estudo, Banting procurou um grande especialista em metabolismo de carboidratos, o professor John Macleod, da Universidade de Toronto.

Em maio de 1921, Banting deu início aos experimentos em animais com o auxílio do estudante Charles Best. Durante esta fase da pesquisa, o doutor Banting vendeu o próprio carro e investiu o dinheiro nos testes pré-clínicos. No final de julho daquele ano, os cientistas isolaram a insulina e obtiveram resultado promissor no teste em um cão.

Com a colaboração do professor de bioquímica James Collip, o extrato foi purificado e testado em humanos. Em janeiro de 1922, a fórmula foi aplicada pela primeira vez em um paciente: um garoto de 13 anos, internado em estado grave no Hospital de Toronto, que apresentou redução na taxa de açúcar em apenas um dia.

O tratamento ganhou repercussão internacional e o novo medicamento passou a ser produzido por uma farmacêutica.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo
Geral

Começa a Semana Nacional do Transito que discute a redução de mortes

Começou neste sábado,  e vai até o dia 27 deste mês, a Semana Nacional de Trânsito, com atividades de educação, conscientização e fiscalização nas ruas e estradas do país. Neste ano, o tema é ‘trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Baixar arquivo
Geral

Decreto permite a Anatel ampliar acesso a internet

Um decreto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro dá poder para a Anatel firmar compromissos com as operadoras de telecomunicações que ampliem o acesso à internet, especialmente nas localidades com baixa ou nenhuma conectividade.

Baixar arquivo
Saúde

Inca lança aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos

O Redome, Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, coordenado pelo Inca, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, lançou neste sábado um novo aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos.

Baixar arquivo
Saúde

Programa Nacional de Imunizações completa 48 anos

Nos últimos meses quando se fala em Programa Nacional de Imunizações, o PNI, vem logo à mente a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fogo que atinge a Chapada dos Veadeiros já consumiu 15,5 mil hectares

O incêndio que começou no último domingo, 12 de setembro, no Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, continua ativo em duas frentes na região. Ao todo, o fogo já consumiu uma área de Cerrado equivalente a mais de 15,5 mil hectares.

Baixar arquivo