Hábitos saudáveis fortalecem o sistema imunológico

Publicado em 27/07/2021 - 18:55 Por *Larissa Lousrhania, estagiária da Rádio Nacional - Brasília

Má alimentação, sedentarismo e estresse podem comprometer o nosso sistema imunológico. Para saber se a sua imunidade está baixa, ou não, é necessário consultar um especialista.

O médico Werciley Júnior, alerta que um quadro de infecções constantes pode estar relacionado a baixa imunidade e que hábitos saudáveis fortalecem esse mecanismo de defesa do corpo.

“Se você tem hábitos saudáveis, atividade física, se você consegue ter uma boa noite de sono e tem uma alimentação que a gente fala adequada ou seja com necessidade de vegetais de proteína e carboidratos, você naturalmente já vai ter um sistema imune melhor. Agora se você tem dificuldade de manter hábitos, atividade física dificuldades de ter um sono regular e se alimenta mal principalmente com fast food ou as vezes pela dificuldade de ter acesso a um tipo de alimento isso vai fazer você ficar sempre com a imunidade tendendo a ficar baixa,” destaca o médico.

O nutricionista Guilherme Queiroz de Alcântara detalha como a alimentação pode ajudar a proteger o organismo de doenças: “Através da alimentação a gente vai ingerir alimentos que vão ajudar na construção dessas células do sistema imunológico e na proteção delas. Quais seriam esses nutrientes, por exemplo vitamina C e vitamina E que são vitaminas anti oxidantes, elas vão atuar protegendo as nossas células do sistema imune então alimentos cítricos como laranja, limão acerola são alguns que contém vitamina C e vão ajudando na proteção do nosso sistema imunológico.”

Guilherme Queiroz recomenda ainda o consumo de alguns alimentos como aveia, abacate, alho, iogurte natural, e açafrão, assim como frutos do mar e peixes.

*Com supervisão de Sheily Noleto

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Mais de 80 milhões estão imunizados contra a covid no Brasil

Mais da metade da população adulta do país está protegida com as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19. O número corresponde a mais de 80 milhões e 500 mil pessoas, num universo de aproximadamente 158 milhões de adultos do país.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Umidade no centro-oeste pode ficar abaixo dos 12% até esta quarta (22)

Quem avisa é o Instituto Nacional de Meteorologia. Nesta segunda-feira (20) o Inmet emitiu o alerta vermelho para a baixa umidade no centro-oeste e parte do Tocantins devido a uma massa de ar quente e seco.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe na quarta insumos para produzir 5,2 milhões de doses

A fundação entregou nesta segunda-feira (20) mais 937 mil doses da vacina contra a Covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite duelo de brasileiros pela Libertadores

A Rádio Nacional transmite Palmeiras e Atlético-MG começam a decidir, nesta terça, quem vai à final da Libertadores da América. O primeiro duelo dos brasileiros pela vaga será, na Arena Allianz Park, em São Paulo às 21h30.

Baixar arquivo
Saúde

Painel Covid-19 divulga evolução das variantes no Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Saúde do RIo de Janeiro passa a publicar online semanalmente o monitoramento das variantes do novo coronavírus no território fluminense.

Baixar arquivo
Esportes

Cuiabá e Fluminense fecham rodada do Brasileirão nesta segunda

A rodada 21 do Brasileirão vai se completar, nesta segunda, às 20h, com Cuiabá x Fluminense. A partida irá acontecer, na Arena Pantanal.

Baixar arquivo