Hepatites virais atingem 680 mil pessoas no Brasil nos últimos 21 anos

Publicado em 28/07/2021 - 15:36 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma doença silenciosa, que na maioria das vezes não apresenta sintomas, deve ter atenção. Estamos falando das hepatites virais, que atingem o fígado, órgão vital para o funcionamento do corpo, e, segundo dados do Ministério da Saúde, levam à morte mais de um milhão de pessoas, por ano, no mundo. No caso da hepatite C, por exemplo, a taxa de mortalidade pode ser comparada à do HIV e da tuberculose. No Brasil, essa forma de hepatite já atingiu mais de 680 mil pessoas nos últimos 21 anos.

Com objetivo de alertar sobre os riscos e a importância do diagnóstico precoce, 28 de julho foi definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Também o Brasil criou um mês de alerta, através da Lei 13.802, de 2019, instituindo o “Julho Amarelo”, para reforçar as ações de conscientização sobre as hepatites virais.

Durante a pandemia da Covid-19, o desafio para detectar novos casos de hepatite tem sido ainda maior, pois muitas pessoas deixaram de procurar atendimento médico, temendo se expor à infecção pelo novo coronavírus.

A coordenadora da gerência de hepatites virais da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Clarice Gdalevici, ressalta a importância das medidas de prevenção e tratamento. Segundo ela, quanto mais cedo diagnosticada, mais simples pode ser o tratamento e as vacinas para essas doenças devem ser aplicadas logo na infância. Para grávidas, deverá ocorrer uma consulta com um médico para saber se o melhor a ser feito é a aplicação de vacinas, ou, a ingestão de medicamentos.

Atualmente, existem testes rápidos para detectar os vírus B e C, que estão disponíveis no SUS para toda a população. Além disso, a vacina contra a hepatite B é oferecida gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

Procurador-geral da República Augusto Aras toma posse em novo mandato

Durante o discurso de 20 minutos, Aras criticou o que chamou de criminalização da atividade política e destacou o papel do Ministério Público.

Baixar arquivo
Saúde

Nove em cada dez brasileiros querem tomar vacina contra a covid-19

Nove em cada dez brasileiros já tomaram vacina contra covid-19 ou pretendem se imunizar. É isso o que mostra um estudo com 173 mil pessoas, conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo
Saúde

Chegam em Viracopos mais dois carregamentos de vacina da Pfizer

São dois milhões de doses do imunizante trazidos em dois voos que saíram de Miami na tarde dessa quinta-feira.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação de agosto é a maior da série histórica, R$146,4 bilhões

A arrecadação de tributos federais cresceu 7,25% em agosto de 2021 em relação ao mesmo mês de 2020, isso já descontada a inflação.

Baixar arquivo
Saúde

Variante delta é identificada em 95% de novos casos de covid em SP

Foram identificados 573 casos. Com isso, a cidade de São Paulo contabiliza 2.494 casos da variante desde o primeiro registro da delta, em julho. O restante dos casos, pouco mais de 4% das amostras, era da variante Gama.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP recebe o Salão de Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes

O evento vem em um momento de muita discussão em torno da sustentabilidade sobre o uso de automóveis com combustíveis fósseis e os impactos no meio ambiente.

Baixar arquivo