Ministério da Saúde vai receber mais lotes de vacinas contra covid-19

Mais de 132 milhões de doses serão entregues nos próximos dois meses

Publicado em 29/07/2021 - 14:02 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma boa notícia para quem está esperando para se vacinar contra a covid-19: novos lotes de vacinas estão chegando.

Vamos começar pelo imunizante da Pfizer. Dois voos vindos dos Estados Unidos vão desembarcar no aeroporto de Viracopos, em Campinas, com quase 1,9 milhão de doses. Serão dois lotes, um contendo 1,053 milhão de doses; e o outro 842.400 doses.

E, nesta sexta-feira (30), tem mais. Chega outro lote da Pfizer, com quase 900 mil doses. Já no domingo (1º) desembarca no país outro lote de vacinas, com mais 2,106 milhões de doses.

Segundo o laboratório norte-americano, até setembro, devem chegar quase 70 milhões de doses da Pfizer. A meta é cumprir o acordo com o governo brasileiro, de disponibilizar ao país 100 milhões de vacinas até o fim deste ano.

E tem também a vacina da CoronaVac, que deve chegar nesta sexta-feira. Serão entregues ao Plano Nacional de Imunização quase 900 mil doses do imunizante, que é fabricado em parceria entre o laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan.

Até o momento, já são mais de 58,6 milhões de doses da CoronaVac entregues desde janeiro. E o Butantan está produzindo mais 20 milhões de doses.

A entrega mais recente da vacina da AstraZeneca, que é produzida no Brasil em parceria com a Fiocruz, ocorreu na última sexta-feira (23). Foram 3,8 milhões de doses dessa remessa. O total entregue ao PNI do imunizante ultrapassou a marca de 78 milhões de doses.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 132 milhões de doses serão entregues pelos laboratórios nos próximos dois meses.

Ainda segundo a pasta, até o momento, mais de 175 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus foram entregues ao Plano Nacional de Imunização. Já o número de vacinas aplicadas na população supera 136 milhões.  

Em números arredondados, 96,5 milhões de pessoas já receberam a primeira dose. E 38 milhões já foram imunizadas com a segunda dose ou dose única. A expectativa do Ministério da Saúde é que nesta semana o Brasil deve atingir a marca de 100 milhões de cidadãos imunizados contra a covid-19.

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo