Parkinson: tecnologia de baixo custo mede sinais da doença

Publicado em 30/07/2021 - 19:42 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - - Rio de Janeiro

A eclosão da pandemia do novo coronavírus reatualizou um tema que tem se tornado progressivamente mais urgente: o cuidado com os idosos. Cada vez mais presentes em nossa sociedade, em razão do crescente desenvolvimento das tecnologias médicas em todo o mundo, os idosos viram sua expectativa de vida aumentar com o passar dos anos.

Segundo o IBGE, no ano 2000, pessoas acima de 65 anos representavam 8,17% da população brasileira. Em 2025, o Brasil poderá ocupar o sexto lugar em relação à população idosa, podendo alcançar cerca de 32 milhões de pessoas acima de 65 anos.

Com a ampliação da expectativa de vida, cresceu também o número de distúrbios e doenças características da idade, a exemplo do Mal de Parkinson. Os dados são do neurocirurgião Bruno Pessoa, que é  neuropesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador de uma pesquisa sobre a tecnologia do TREMSEN – Tecnologia de Detecção Precisa de Tremores.

O mal é caracterizado por tremor, rigidez e instabilidade postural, apresentando evolução arrastada e progressiva, com complicações motoras e não motoras em fases mais avançadas.

O neurocirurgião da UFF, juntamente com uma equipe da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, e também da Universidade da Califórnia, nos EUA, vem desenvolvendo a pesquisa para transformar a avaliação médica, pautada somente no exame clínico do neurologista, numa ferramenta objetiva.

Bruno Pessoa explica que o método consiste na aplicação de sensores nas mãos do paciente. O médico ressalta as vantagens desse mecanismo, tendo em vista tratar-se de um método de baixo custo.

Outra característica da tecnologia é que o próprio paciente consegue mensurar sua condição neurológica. Dessa forma, ele tem como saber de modo mais objetivo se a doença dele está estável, progredindo ou melhorando do ponto de vista clínico.

Edição: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo