Pfizer deve entregar 2 milhões de vacinas nesta semana

Publicado em 28/07/2021 - 12:06 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Dois milhões de vacinas Pfizer estão chegando ao Brasil nesta semana. Ontem, mais 1 milhão de doses chegaram no aeroporto de Campinas, em São Paulo. Com esse lote, a farmacêutica já entregou ao Plano Nacional de Vacinação (PNI) mais de 24 milhões das 200 milhões de doses contratadas pelo governo federal. O cronograma de entrega total deve ser cumprido até o final de 2021.

E tem mais vacina da Pfizer chegando nesta quarta-feira (28): mais 1 milhão. O primeiro lote do imunizante chegou ao Brasil no dia 20 de junho, por meio do consórcio global Covax Facility. A entrega inicial foi de 842 mil imunizantes. A vacina foi a primeira a obter registro sanitário definitivo da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em fevereiro deste ano. O imunizante pode ser aplicado em pessoas a partir de 12 anos de idade, em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas. A vacina é a única que pode ser aplicada em menores de 18 anos no Brasil.

E tem vacinas do Butantan sendo liberadas para o PNI também. Um novo lote com 1 milhão e meio de doses da CoronaVac foi liberado. Com esse novo lote , o Instituto  já repassou  mais de 61 milhões de doses. As vacinas liberadas nesta quarta fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde. A  distribuição das 100 milhões de doses estava prevista para ocorrer até o fim de setembro, mas o governo de São Paulo garante que vai antecipar o prazo em um mês. A CoronaVac foi a primeira vacina a ser utilizada no Brasil. As primeiras doses foram aplicadas em janeiro deste ano. O esquema é de duas doses com intervalo de 2 a 4 semanas entre as aplicações. E é indicada somente às pessoas a partir de 18 anos.

Na semana passada, no dia 23, a FioCruz entregou quase 4 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca ao governo federal. Com isso, o total de doses liberadas pela fundação ultrapassa os 74 milhões.

 O Brasil recebeu em junho cerca  de 3 milhões de doses da Janssen, doadas pelo governo dos Estados Unidos. Até o fim do ano, esse número deve chegar a 38 milhões de doses compradas pelo governo brasileiro. Esse é o único imunizante em dose única utilizado no Brasil.

Edição: Leila Santos/ Marizete Cardoso

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

MP e polícia do Rio fazem operação contra sonegação fiscal

O alvo da operação são empresas distribuidoras de bebidas sediadas no Rio e no Paraná, seus representantes, e também servidores públicos que trabalharam no Programa Barreira Fiscal e que estariam envolvidos nos crimes.

Baixar arquivo
Educação

MEC lança programa que visa integrar famílias à vida escolar de alunos

Este ano, segundo o MEC, o programa vai atender 5.755 escolas da educação básica, que deverão criar e colocar em prática estratégias para ampliar e qualificar a participação das famílias. Em 2022, serão contempladas mais 17 mil escolas. O total de recursos distribuídos em 2021 será de R$ 16 milhões.

Baixar arquivo
Geral

Primavera começa hoje, às 16h21, no Hemisfério Sul

Segundo o Inmet, com a nova estação, há um indicativo de que, pelo menos, na faixa centro-norte do país as precipitações fiquem de normal a ligeiramente acima da média.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Dia Mundial sem Carro é celebrado nesta quarta-feira (22)

A data, celebrada ao redor do mundo, tem como objetivo estimular a reflexão a respeito do uso excessivo de automóveis. A ideia é fazer as pessoas experimentarem meios de transporte alternativos e mais sustentáveis para se locomover.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasil tem alto consumo de Inteligência Artificial mas falta pesquiisa

Um estudo da Universidade de Stanford revelou que o Brasil foi o mercado que mais contratou Inteligência Artificial no mundo, Mas para o especialista Christian Perrone o país ainda está iniciando na área de pesquisa e tem pouco desenvolvimento próprio dessa tecnologia. Este é o tema da terceira reportagem da série sobre o assunto.

Baixar arquivo
Geral

A estação das flores, a primavera, chega com promessa de chuva

A primavera começa no hemisfério Sul hoje, 22 de setembro, às 16h21.A meteorologista do Inmet, Morgana Almeida, conta que este é o período das famosas pancadas de chuva.

Baixar arquivo