Programa Nacional de Imunização recebe lotes de vacinas contra covid

Publicado em 26/07/2021 - 14:57 Por *Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Ao longo deste semana o Programa Nacional de Imunização vai receber várias remessas de vacina contra a covid-19. Os envios começaram já na última sexta-feira, com a entrega de 3,8 milhões de doses de vacina Astrazeneca, da Fiocruz.

Nesse domingo, remessas da Pfizer também foram recebidas pelo Ministério da Saúde. Foram encaminhadas 2 milhões de doses e a previsão é que 100 milhões de vacinas desse laboratório cheguem até setembro.

Já o Instituto Butantan, em parceria com a empresa Sinovac, entregou na sexta-feira um novo lote com um milhão de vacinas, completando quase 59 milhões de doses da CoronaVac, enviadas desde janeiro. O instituto já anunciou a entrega de mais 20 milhões de doses, a serem distribuídas nesta segunda, na quarta-feira e na sexta-feira, dia 30. A previsão é encerrar o envio das 100 milhões de doses de CoronaVac contratadas pelo Ministério da Saúde ao Butantan até o final de agosto.

O envio dessas remessas deve regularizar a situação em várias capitais que, nesse fim de semana, suspenderam a aplicação de primeiras doses, por falta de imunizantes. Esse foi o caso de Campo Grande e João Pessoa, que estão aplicando apenas a segunda dose. A situação se repetiu também em Belém, Maceió, Florianópolis, Salvador, Vitória e Rio de Janeiro.

Até o momento, o Ministério distribuiu mais de 164 milhões de doses para as unidades da federação. Cerca de 37 milhões de pessoas já completaram o ciclo vacinal com duas doses ou com vacina de dose única.

*Produção de Daniel Lima

Edição: Leila Santos / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo