Projeto social oferece gratuitamente micropigmentação aureolar

Publicado em 28/07/2021 - 18:56 Por *Larissa Lousrhania, estagiária da Rádio Nacional - Brasília

A frentista Adriana de Melo, de 51 anos, precisou retirar a mama direita para combater um câncer. Venceu essa batalha há um ano, mas ela conta que só conseguiu reencontrar sua auto estima após fazer uma micropigmentação, para reconstruir a aréola da mama.

“Sabe que aquilo é um detalhe que no corpo da mulher que falta, as pessoas falam, dê graças a Deus perdeu a mama, perdeu o bico, mas você tâ com saúde, tem uma prótese no lugar, mas não é a mesma coisa, pra uma mulher é uma mutilação, isso eu te afirmo, mas agora não, é uma nova etapa, é uma nova etapa com certeza, alto-estima mil por cento,” celebra a frentista.

Adriana fez o procedimento de graça, na cidade onde mora, Caxias do Sul, por meio de um projeto social chamado Embelezando Histórias, que já beneficiou mais de 500 mulheres desde 2018.

A micropigmentação aureolar segue os princípios básicos de tatuagens, mas a tinta é aplicada apenas na camada mais superficial da pele. Segundo a idealizadora do projeto, Andreia Ferreira, a técnica é tranquila e dura em torno de três horas: “porque normalmente quem passou pela mastectomia não tem sensibilidade na mama, então já não vai sentir dorzinha nenhuma. E além disso nós fazemos uso de anestésico tópico então mesmo que se por ventura tiver algum tipo de sensibilidade, ainda sim nós fazemos uso do anestésico que vai acabai inibindo essa dor. Então é um procedimento bem superficial e muito tranquilo de ser feito.”

O procedimento não tem contra indicações, mas presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Vilmar Marques de Oliveira, alerta que a micropigmentação só pode ser feita após seis meses da reconstrução mamária e em pacientes sem processo infeccioso.

“Como é um procedimento de superfície ambulatorial ela pode ser feita em qualquer paciente. A comorbidade que a paciente apresente, não vai contra indicar o ato, só se ela tiver um quadro infeccioso mamário que a gente contra indica, ao contrário ela pode fazer a micropigmentação sem problema algum,” detaca Vilmar.

O médico recomenda sempre procurar um profissional especializado no procedimento, principalmente em caso de pessoas alérgicas a pigmentos.

O projeto Embelezando Histórias atende mulheres de todo o país. Para se inscrever, é necessário preencher um formulário disponível no Instagram da @studioandreiaferreira e aguardar o contato. 

*Com supervisão de Sheily Noleto

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Mais de 80 milhões estão imunizados contra a covid no Brasil

Mais da metade da população adulta do país está protegida com as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19. O número corresponde a mais de 80 milhões e 500 mil pessoas, num universo de aproximadamente 158 milhões de adultos do país.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Umidade no centro-oeste pode ficar abaixo dos 12% até esta quarta (22)

Quem avisa é o Instituto Nacional de Meteorologia. Nesta segunda-feira (20) o Inmet emitiu o alerta vermelho para a baixa umidade no centro-oeste e parte do Tocantins devido a uma massa de ar quente e seco.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe na quarta insumos para produzir 5,2 milhões de doses

A fundação entregou nesta segunda-feira (20) mais 937 mil doses da vacina contra a Covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite duelo de brasileiros pela Libertadores

A Rádio Nacional transmite Palmeiras e Atlético-MG começam a decidir, nesta terça, quem vai à final da Libertadores da América. O primeiro duelo dos brasileiros pela vaga será, na Arena Allianz Park, em São Paulo às 21h30.

Baixar arquivo
Saúde

Painel Covid-19 divulga evolução das variantes no Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Saúde do RIo de Janeiro passa a publicar online semanalmente o monitoramento das variantes do novo coronavírus no território fluminense.

Baixar arquivo
Esportes

Cuiabá e Fluminense fecham rodada do Brasileirão nesta segunda

A rodada 21 do Brasileirão vai se completar, nesta segunda, às 20h, com Cuiabá x Fluminense. A partida irá acontecer, na Arena Pantanal.

Baixar arquivo