Projeto social oferece gratuitamente micropigmentação aureolar

Publicado em 28/07/2021 - 18:56 Por *Larissa Lousrhania, estagiária da Rádio Nacional - Brasília

A frentista Adriana de Melo, de 51 anos, precisou retirar a mama direita para combater um câncer. Venceu essa batalha há um ano, mas ela conta que só conseguiu reencontrar sua auto estima após fazer uma micropigmentação, para reconstruir a aréola da mama.

“Sabe que aquilo é um detalhe que no corpo da mulher que falta, as pessoas falam, dê graças a Deus perdeu a mama, perdeu o bico, mas você tâ com saúde, tem uma prótese no lugar, mas não é a mesma coisa, pra uma mulher é uma mutilação, isso eu te afirmo, mas agora não, é uma nova etapa, é uma nova etapa com certeza, alto-estima mil por cento,” celebra a frentista.

Adriana fez o procedimento de graça, na cidade onde mora, Caxias do Sul, por meio de um projeto social chamado Embelezando Histórias, que já beneficiou mais de 500 mulheres desde 2018.

A micropigmentação aureolar segue os princípios básicos de tatuagens, mas a tinta é aplicada apenas na camada mais superficial da pele. Segundo a idealizadora do projeto, Andreia Ferreira, a técnica é tranquila e dura em torno de três horas: “porque normalmente quem passou pela mastectomia não tem sensibilidade na mama, então já não vai sentir dorzinha nenhuma. E além disso nós fazemos uso de anestésico tópico então mesmo que se por ventura tiver algum tipo de sensibilidade, ainda sim nós fazemos uso do anestésico que vai acabai inibindo essa dor. Então é um procedimento bem superficial e muito tranquilo de ser feito.”

O procedimento não tem contra indicações, mas presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Vilmar Marques de Oliveira, alerta que a micropigmentação só pode ser feita após seis meses da reconstrução mamária e em pacientes sem processo infeccioso.

“Como é um procedimento de superfície ambulatorial ela pode ser feita em qualquer paciente. A comorbidade que a paciente apresente, não vai contra indicar o ato, só se ela tiver um quadro infeccioso mamário que a gente contra indica, ao contrário ela pode fazer a micropigmentação sem problema algum,” detaca Vilmar.

O médico recomenda sempre procurar um profissional especializado no procedimento, principalmente em caso de pessoas alérgicas a pigmentos.

O projeto Embelezando Histórias atende mulheres de todo o país. Para se inscrever, é necessário preencher um formulário disponível no Instagram da @studioandreiaferreira e aguardar o contato. 

*Com supervisão de Sheily Noleto

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo