RJ anuncia calendário de flexibilização após imunização dos cariocas

Publicado em 29/07/2021 - 21:36 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta quinta-feira (29) um calendário para o fim das restrições contra a disseminação do coronavírus. A liberação vai ocorrer em três fases, começando em 2 de setembro. O município planeja também quatro dias de celebração para comemorar o que chamou de dia de reencontro.

As novas flexibilizações vão iniciar com a previsão de que a cidade já terá alcançado uma cobertura vacinal de 91% da população adulta com a primeira dose e 54% com o esquema completo, 2 doses ou dose única.

A partir de 02 de setembro, serão permitidos eventos em ambientes abertos, mas ainda com a obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool gel, e também a liberação de 50% de público nos estádios para pessoas com esquema vacinal completo.

Nessa mesma data iniciam os quatro dias de celebração, e haverá decretação de ponto facultativo na sexta, 3 de setembro. Estão previstas diversas atrações e atividades ao ar livre, como eventos em polos gastronômicos, meia entrada em pontos turísticos, iluminação de cartões postais da cidade, partidas comemorativas, DJs distribuídos em vários pontos da orla e o fechamento de várias vias para trânsito.

O prefeito Eduardo Paes (PSD), afirmou que vai enviar projeto de lei para a Câmara de Vereadores propondo a criação de um feriado em 2 de setembro, já a partir do ano que vem.

O prefeito e o secretário de saúde, Daniel Soranz, afirmaram que os números da Covid-19 têm melhorado significativamente no município, mesmo com o aumento da circulação da variante Delta. Eduardo Paes afirmou que poderá haver recuos, caso o cenário mude.

A segunda fase da flexibilização está prevista para 17 de outubro, permitindo lotação completa nos estádios de futebol para o público vacinado e com 50% da capacidade para danceterias, boates, casas de shows e festas em locais fechados.

Já na última fase, a ser iniciada em 15 de novembro, a cidade voltará a ter livre circulação, sem restrição de capacidade em estabelecimentos e distanciamento social, sendo mantida apenas a obrigatoriedade do uso de máscaras em transportes públicos e estabelecimentos de saúde.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

Procurador-geral da República Augusto Aras toma posse em novo mandato

Durante o discurso de 20 minutos, Aras criticou o que chamou de criminalização da atividade política e destacou o papel do Ministério Público.

Baixar arquivo
Saúde

Nove em cada dez brasileiros querem tomar vacina contra a covid-19

Nove em cada dez brasileiros já tomaram vacina contra covid-19 ou pretendem se imunizar. É isso o que mostra um estudo com 173 mil pessoas, conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo
Saúde

Chegam em Viracopos mais dois carregamentos de vacina da Pfizer

São dois milhões de doses do imunizante trazidos em dois voos que saíram de Miami na tarde dessa quinta-feira.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação de agosto é a maior da série histórica, R$146,4 bilhões

A arrecadação de tributos federais cresceu 7,25% em agosto de 2021 em relação ao mesmo mês de 2020, isso já descontada a inflação.

Baixar arquivo
Saúde

Variante delta é identificada em 95% de novos casos de covid em SP

Foram identificados 573 casos. Com isso, a cidade de São Paulo contabiliza 2.494 casos da variante desde o primeiro registro da delta, em julho. O restante dos casos, pouco mais de 4% das amostras, era da variante Gama.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP recebe o Salão de Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes

O evento vem em um momento de muita discussão em torno da sustentabilidade sobre o uso de automóveis com combustíveis fósseis e os impactos no meio ambiente.

Baixar arquivo