São Paulo antecipa vacinação de adultos e anuncia fim de restrições

Publicado em 28/07/2021 - 20:02 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Governo de São Paulo antecipa vacinação de adultos e anuncia fim de medidas de restrição, Segundo o novo cronograma, todas as pessoas acima de 18 anos vão tomar a primeira dose da vacina contra covid-19 até o dia 16 de agosto. Pela previsão anterior, o grupo seria vacinado até o dia 23 agosto. O governo do estado também antecipou, para o dia 18, a previsão para começar a imunização de adolescentes acima de 16 anos.

O governo anunciou ainda o fim das medidas de restrição a partir do dia 16. Com isso, não haverá mais limite de horário, nem de ocupação dos estabelecimentos comerciais. O uso de máscaras e de álcool gel continua sendo obrigatório.

Mas a flexibilização das medidas começa já no próximo domingo, dia primeiro de agosto. A lotação máxima dos estabelecimentos passa de 60% para 80% da capacidade, e o horário de funcionamento vai aumentar em uma hora, passando de 11 da noite para meia noite. O toque de recolher entre 11 da noite e 5 da manhã deixa de existir.

O fim de praticamente todas as medidas de quarentena, em vigor desde março do ano passado, foi anunciado mesmo com os novos casos confirmados da variante Delta no estado. Segundo o secretário de Saúde Jean Gorinchteyn, isso não é motivo para preocupação.

De acordo com o governo a antecipação da vacinação foi possível porque o estado comprou 4 milhões de doses adicionais da vacina Coronavac, produzida pelo laboratório chinês, Sinovac. Como são doses extras, além dos 100 milhões de doses contratadas pelo Ministério da Saúde, o governo do estado diz que não é necessário repassar o quantitativo ao Programa Nacional de Imunizações.

As medidas foram anunciadas nessa quarta-feira, durante coletiva de imprensa, com a presença do governador João Doria, do PSDB. Foi a primeira atividade pública do governador após 14 dias em isolamento depois de ter testado positivo para covid-19 pela segunda vez.

 

Edição: Jéssica Gonçalves / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Correios fazem leilão de 701 mil itens a partir de segunda-feira (27)

São os chamados refugos, ou seja, produtos que continuam aos cuidados dos Correios, mesmo após várias tentativas de entrega aos destinatários.

Baixar arquivo
Geral

Novo aplicativo do Bolsa Família já tem 200 mil downloads

Quem ainda não tem o aplicativo, pode fazer o download nas lojas virtuais para os sistemas IOS e Android.

Baixar arquivo
Cultura

80% da população ainda ouve rádio, diz pesquisa

É o que aponta o estudo Inside Radio 2021, da Kantar IBOPE Media. E mesmo aumentando a audiência das rádios pelo celular, as pessoas preferem é escutar no aparelho de rádio tradicional.

Baixar arquivo
Cultura

Nova edição da ViradaSP começa neste sábado em Mogi das Cruzes (SP)

Na programação de hoje estão apresentações do rapper Rael, da cantora Adriana Moreira e do cantor e contador de causos Rolando Boldrin, no quadro Rolando Prosa.

Baixar arquivo
Economia

Caixa inicia pagamento da sexta parcela do Auxílio Emergencial

Saques em dinheiro e transferências bancárias para quem nasceu em maio serão liberados no dia 8 de outubro. Valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem.

Baixar arquivo
Economia

Fim de ano pode gerar 94 mil vagas de empregos temporários, diz CNC

O cálculo é da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Economista alerta que a previsão depende do controle da pandemia.

Baixar arquivo