São Paulo antecipa vacinação de adultos e anuncia fim de restrições

Publicado em 28/07/2021 - 20:02 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Governo de São Paulo antecipa vacinação de adultos e anuncia fim de medidas de restrição, Segundo o novo cronograma, todas as pessoas acima de 18 anos vão tomar a primeira dose da vacina contra covid-19 até o dia 16 de agosto. Pela previsão anterior, o grupo seria vacinado até o dia 23 agosto. O governo do estado também antecipou, para o dia 18, a previsão para começar a imunização de adolescentes acima de 16 anos.

O governo anunciou ainda o fim das medidas de restrição a partir do dia 16. Com isso, não haverá mais limite de horário, nem de ocupação dos estabelecimentos comerciais. O uso de máscaras e de álcool gel continua sendo obrigatório.

Mas a flexibilização das medidas começa já no próximo domingo, dia primeiro de agosto. A lotação máxima dos estabelecimentos passa de 60% para 80% da capacidade, e o horário de funcionamento vai aumentar em uma hora, passando de 11 da noite para meia noite. O toque de recolher entre 11 da noite e 5 da manhã deixa de existir.

O fim de praticamente todas as medidas de quarentena, em vigor desde março do ano passado, foi anunciado mesmo com os novos casos confirmados da variante Delta no estado. Segundo o secretário de Saúde Jean Gorinchteyn, isso não é motivo para preocupação.

De acordo com o governo a antecipação da vacinação foi possível porque o estado comprou 4 milhões de doses adicionais da vacina Coronavac, produzida pelo laboratório chinês, Sinovac. Como são doses extras, além dos 100 milhões de doses contratadas pelo Ministério da Saúde, o governo do estado diz que não é necessário repassar o quantitativo ao Programa Nacional de Imunizações.

As medidas foram anunciadas nessa quarta-feira, durante coletiva de imprensa, com a presença do governador João Doria, do PSDB. Foi a primeira atividade pública do governador após 14 dias em isolamento depois de ter testado positivo para covid-19 pela segunda vez.

 

Edição: Jéssica Gonçalves / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo