Vacinados podem emitir certificado de vacinação em mais dois idiomas

Certificado de vacinação contra covid não tem validação internacional

Publicado em 26/07/2021 - 13:46 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Quem já completou a imunização contra covid-19, seja em duas doses ou dose única da vacina, pode emitir o certificado de vacinação do Ministério da Saúde em mais dois idiomas, além do português.

O certificado não tem validação internacional, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, uma vez que não há ainda uma uniformidade de regras entre todos os países sobre a vacinação contra covid. Porém, a Organização Mundial da Saúde tem pedido aos países que aceitem viajantes que tenham se imunizado com vacinas do Covax facility.

Os Estados Unidos por exemplo aceitam viajantes do mundo todo que tenham tomado qualquer uma das vacinas do Consórcio, que são a CoronaVac, AstraZeneca, Janssen e Pfizer. O Brasil já utiliza essas quatro vacinas no Plano Nacional de Imunização.

Já a União Europeia estabeleceu um certificado digital no começo de julho para permitir a circulação entre os cidadãos dos 26 países-membros desde que tenham a vacina ou que apresentem teste negativo três dias antes da viagem, mas cada país tem feito sua restrição ou permissão de viajantes de fora do bloco. Há países que restringem a entrada de brasileiros, mesmo vacinados, como Itália e Alemanha, e outros que já permitem a entrada como a França ou a Irlanda.

Então, quem já tomou as duas doses ou a vacina de dose única contra covid e precisa viajar para algum país que exija comprovante de vacinação pode obtê-lo pelo aplicativo ConecteSUS. Para isso, basta baixar o aplicativo e depois incluir os dados sobre sua vacinação. Em até dez dias a pessoa terá um certificado digital com QRcode e versões do certificado em inglês e em espanhol.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo