Variante Delta da Covid-19 aumenta risco de reinfecções

Publicado em 12/07/2021 - 13:55 Por Maíra Heinen* - Reportér da Rádio Nacional - Brasília

Um artigo publicado na revista científica Nature, na última semana, aponta que a variante Delta consegue sim escapar da ação de alguns anticorpos que o organismo produz após infecção ou mesmo vacinação contra a covid-19.

Segundo o documento, apenas uma dose de vacina Pfizer ou Astrazeneca é insuficiente ou nada eficiente contra a variante. Mas após a segunda dose, mais de 95% dos indivíduos neutralizaram as quatro cepas pesquisadas.

Outro estudo, publicado em junho na revista científica Cell e com participação da Fiocruz, aponta que a variante Delta do novo coronavírus pode aumentar o risco de reinfecções. A pesquisa aponta que o soro de pessoas previamente infectadas por outras cepas é menos potente contra esta variante viral. O soro de pessoas vacinadas também tem potência reduzida, mas os dados apontam que as vacinas continuam efetivas.

Diante dos estudos que indicam a necessidade de duas doses para uma proteção efetiva, alguns estados começaram a adiantar a aplicação da segunda dose de vacinas. Caso do Piauí, que reduziu de 90 para 70 dias de intervalo e também, Santa Catarina. Em nota, a secretaria de saúde catarinense informou que a antecipação se deu com o intuito de organizar o processo de vacinação e de evitar o atraso no período recomendado para a aplicação das doses da Astrazeneca.

Para o médico Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, o momento não é ideal para fazer mudanças no esquema vacinal. Para ele, com a diminuição do intervalo, se reduz a velocidade de imunização de novos grupos.

De acordo com a Fiocruz, até o momento no Brasil, infecções causadas pela variante Delta foram diagnosticadas em viajantes no Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Goiás. Diversas pesquisas apontam que a cepa possui velocidade de transmissão mais rápida.

O Ministério da Saúde declarou em nota que acompanha a evolução das diferentes variantes do coronavírus no país e está atento a possibilidade de alterações no intervalo recomendado entre doses das vacinas em uso no Brasil. Mas no momento, após discussão do tema na Câmara Técnica de Imunizações, o parecer foi a de manutenção deste intervalo. Aproveitou para reforçar a importância de completar o esquema vacinal da covid-19 para que o caráter pandêmico da doença seja superado.

*Com produção de Michelle Moreira

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo