Variante Delta deve predominar no Rio em breve, diz secretário

Publicado em 23/07/2021 - 15:06 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O secretário de Saúde do município do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, reiterou nesta sexta-feira (23) que a variante Delta, da Covid-19, que já circula no Rio, pode se tornar predominante, a exemplo de outros países, devido a seu alto grau de transmissão.

Em menos de um mês, o número de casos na cidade saltou de 2 para 27 e Soranz admite que pode haver subnotificação. Os pacientes estão curados e há três ou quatro casos em avaliação.

Já no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, duas mulheres morreram pela variante Delta da Covid; e em Duque de Caxias, também na Baixada, a morte foi de um homem. Houve também uma outra morte em uma cidade ainda em investigação.

Para Soranz, estes pacientes podem ter evoluído para o óbito por falha na barreira vacinal. Segundo ele, são pessoas que deveriam ter se vacinados, mas não tomaram o imunizante.

A secretaria de Saúde informou que há uma rede de vigilância capilarizada em todo o município em contato com os laboratórios de referência para traçar um perfil da variante Delta no Rio, o que deve estar concluído até o início de agosto.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid-19: Rio vacina nesta sexta adolescentes de 12 e 13 anos

O sábado (25) será dedicado à repescagem para todos, a partir de 12 anos, que ainda não tomaram a primeira dose. Os quase 300 pontos de vacinação espalhados pela cidade vão funcionar das 8h às 17h.

Baixar arquivo
Economia

Confiança do consumidor recua 6,5 pontos em setembro, diz FGV

Com isso, o indicador atingiu 75,3 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, o menor patamar desde abril deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

TJSP vai exigir comprovante de vacinação contra a covid-19

O público vai ter de apresentar o cartão contendo a aplicação de pelo menos uma dose de uma das vacinas aprovadas pela Anvisa. Pode ser o cartão impresso ou digital.

Baixar arquivo
Educação

Enem: terminam hoje (24) inscrições para pessoas privadas de liberdade

Os interessados devem ser inscritos pelo responsável pedagógico até as 23h59. Também podem participar desta modalidade os adolescentes sob medidas socioeducativas que inclua a privação de liberdade.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz vai entregar nova remessa de vacinas contra covid nesta sexta

O carregamento, somado aos lotes liberados nesta semana, alcança um total de 4,6 milhões de doses.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados de quinta-feira (23) no futebol

Na Série B do Campeonato Brasileiro, o CSA derrotou o Botafogo por 2 a 0. Na Copa Sul-Americana, o Athletico Paranaense foi até o Uruguai e venceu o Peñarol  por 2 a 1 na primeira partida das semifinais.

Baixar arquivo