Adolescentes em SP foram vacinados com vacinas erradas contra covid

Publicado em 17/08/2021 - 19:32 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A vacinação de adolescentes começou nessa terça-feira (17) no estado de São Paulo e já enfrenta problemas.

Em Rio Grande da Serra, na região metropolitana da capital, 10 adolescentes receberam vacinas erradas.

Eles receberam doses da Coronavac e da Astrazeneca, só que a Anvisa ainda não autorizou o uso desses imunizantes em pessoas com menos de 18 anos.

Por enquanto, os adolescentes só podem receber as vacinas da Pfizer. Isso porque é a única autorizada pelo Anvisa para quem tem mais de 12 e menos de 18 anos.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Rio Grande da Serra lamentou o erro, disse que os funcionários responsáveis pela aplicação errada foram afastados e que os adolescentes estão sendo monitorados.

Na capital paulista, os adolescentes que têm 16 e 17 anos começam a ser vacinados nessa quarta-feira (18). Por enquanto, só podem ir para a fila as gestantes com menos de 18 anos, as puérperas, ou seja as jovens que acabaram de dar à luz, e adolescentes com comorbidades.

Para terem direito aos imunizantes, os jovens precisam estar acompanhados pela mãe, pai ou responsável ou de qualquer outro adulto, desde que apresentem uma autorização assinada pelo responsável.

Por enquanto, ainda não foi divulgado o calendário de vacinação para os adolescentes que não fazem parte dos grupos de risco.

Nessa terça-feira (17), as 468 Unidades Básicas de Saúde da capital paulista e os megapostos de vacinação imunizaram pessoas acima de 18 anos e quem foi tomar a segunda dose.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Prefeitura do Rio suspende vacinação contra a gripe por falta de doses

A secretaria municipal de Saúde informou, no entanto, que novas doses devem chegar ainda hoje, e com isso, a expectativa é retomar a aplicação da vacina contra a influenza amanhã à tarde.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha chama a atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Doze estados brasileiros apresentaram aumento de casos de dengue e zika vírus este ano em relação ao ano passado, e os casos de chikungunya cresceram em 17 estados.

Baixar arquivo
Economia

Indicador que mede incerteza da economia apresenta queda em novembro

O resultado do indicador em novembro é reflexo da continuidade da melhora dos indicadores da Covid-19 no Brasil, associada a fatores negativos no campo econômico, como a inflação e juros elevados e a desaceleração do crescimento doméstico e internacional.

Baixar arquivo
Geral

No Rio, Polícia Federal desarticula emissoras de rádio clandestinas

A operação aconteceu em bairros e comunidades da zona oeste carioca, após denúncia de que as rádios estavam colocando em risco as operações nos aeroportos Santos Dumont e o Internacional Tom Jobim.

Baixar arquivo
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo