Anvisa flexibiliza regras para importação de vacinas contra covid-19

A medida foi necessária para agilizar a chegada de insumos e vacinas

Publicado em 24/08/2021 - 20:14 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa publicou, nesta terça-feira, nova norma que flexibiliza regras para tornar mais rápida a importação de vacinas contra a covid-19. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária justificou que a medida era necessária devido ao aumento no volume de importações de insumos e imunizantes usados no combate à pandemia.

O processo, agora, passa a ter procedimentos específicos. Com isso, a Anvisa terá que se pronunciar em até 48 horas após o pedido de importação. Além disso, serão dispensadas as apresentações de alguns documentos exigidos no trâmite normal para importação desses produtos.

Outra mudança, para agilizar a importação, é a possibilidade de análise do pedido com o envio de um e-mail, antes mesmo da inclusão do processo no sistema oficial da Anvisa, desde que a mensagem seja antes da chegada da carga ao Brasil.

A norma também flexibiliza os documentos exigidos na chegada das remessas de imunizantes ao país, como o “termo de guarda e responsabilidade”. Os produtores vão poder assinar um termo de compromisso de que as informações requisitadas vão ser entregues antes do uso das vacinas.

A Anvisa também informou, nesta terça-feira, que decidiu ampliar o prazo de validade da Covishield, fabricada pela indiana Serum e importada pela Fiocruz.  Agora, quando armazenada entre dois e menos oito graus Celsius, a validade será esticada de seis para nove meses.

Essa extensão do prazo foi concedida também pela OMS - Organização Mundial de Saúde após aprovação realizada pelo  laboratório da Índia, que é responsável pelo controle nacional dos imunobiológicos destinados ao uso humano.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo