Anvisa recebe pedido para testes de vacina desenvolvida pela UFMG

Os primeiros testes foram feitos, com sucesso, em primatas

Publicado em 01/08/2021 - 15:22 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A  Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, recebeu o pedido para a realização de estudo clínico fase 1 e 2 da vacina contra a covid-19,  SpiNTec, financiado pelo Governo Federal por meio do MCTI, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A  SpiNTec será um imunizante 100% nacional desenvolvido no Centro Tecnológico de Vacinas, da Universidade Federal de Minas Gerais, e faz parte das 15 estratégias de vacinas da rede de especialistas do MCTI.

A tecnologia da SpiNTec combina diferentes proteínas para formar uma única, artificial. O imunizante será aplicado em duas doses. 

Os primeiros testes foram feitos, com sucesso, em primatas. Agora, os pesquisadores aguardam a aprovação da Anvisa para iniciar os experimentos clínicos em humanos. Se for confirmada a segurança e eficácia dessa vacina, o imunizante tem potencial para chegar ao mercado ainda em 2022. A pesquisa é financiada pelo CNPq, com recursos do MCTI. 

O ministro, astronauta Marcos Pontes, destacou a importância de o Brasil ter uma vacina nacional, 100% produzida no país.

A RedeVírus MCTI, criada em fevereiro de 2020, reúne especialistas que se dedicam a soluções de combate ao coronavírus, como desenvolvimento de vacinas, insumos, fármacos e testes de diagnóstico. 70% de todas as pesquisas de sequenciamento do coronavírus foram feitas por essa rede. 

E o MCTI já começou a estudar a criação e construção do Centro Nacional de Vacinas, em parceria com o Governo de Minas Gerais, UFMG e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte. O investimento do governo federal será de 50 milhões e o Governo de Minas deve fazer um aporte de 30 milhões de reais no projeto, que vai ampliar a capacidade de desenvolvimento de vacinas nacionais.

Marcos Pontes destacou que esse centro vai ter potencial para produzir vacinas para muitas doenças e dar apoio técnico e científico para estudos na área de saúde.

Com o apoio financeiro do MCTI, o CT-Vacinas e UFMG concluíram no final de agosto do ano passado um lote piloto do kit sorológico IgG para covid-19, em parceria com a FioCruz. O objetivo deste projeto era ampliar a capacidade de diagnóstico do coronavírus no país. 

Edição: Paula de Castro/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo