Avanço da variante delta coloca estados em alerta

Publicado em 16/08/2021 - 13:20 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O avanço da variante delta coloca serviços de saúde em alerta em vários estados. Na cidade do Rio de Janeiro, a nova cepa foi encontrada na maioria dos casos de covid-19. 56% das amostras colhidas no mês passado eram da delta, segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. A cidade é apontada no boletim epidemiológico do estado como o epicentro da nova variante.

A expansão da delta no Rio pode estar por trás do crescimento de 10% no número de internações por Covid-19 na capital, levando a reabertura de leitos que já haviam sido desativados. A situação levou o Ministério da Saúde a enviar uma remessa extra de vacinas para o estado, de 5% a mais que o previsto. O Distrito Federal também foi contemplado com mais doses por causa da variante delta.  

O último boletim do Ministério da Saúde mostrou que a delta circula em 13 estados e no Distrito Federal. O infectologista da Sociedade Brasileira de Infectologia, Julival Ribeiro, acredita que é possível que a situação do Rio se repita em outros estados.

O infectologista Julival Ribeiro ressalta que os estudos ainda não comprovaram se a Delta é mais letal ou não, mas já está comprovado que ela é bem mais transmissível, algo em torno de 60% mais contagiosa que o vírus original.

O último Boletim da Fiocruz indicou a possível retomada no crescimento de casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave no país. Além do Rio de Janeiro, os estados de Mato Grosso, Acre, São Paulo, Bahia, Sergipe, Paraná e Rio Grande do Sul apresentaram sinal de crescimento na tendência de casos.  

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo