Butantan se manifesta após Anvisa negar uso da Coronavac em crianças

Publicado em 20/08/2021 - 08:49 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Instituto Butantan se manifestou sobre a decisão da diretoria colegiada da Anvisa, que negou o pedido para que o uso emergencial da Coronavac pudesse ser feito na população a partir de três anos de idade. Na reunião extraordinária que ocorreu nessa quarta-feira, os diretores da agência reguladora avaliaram que, a partir das informações do Butantan, não era possível chegar a uma conclusão sobre a eficácia e a segurança da vacinação de crianças.

O Butantan informou que mantém um canal de diálogo aberto com a Anvisa e que, do ponto de vista do instituto, todos os dados fornecidos já seriam satisfatórios para começar a vacinação de crianças e adolescentes. E se comprometeu a apresentar o quanto antes as demais informações exigidas pela Anvisa.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, concedeu entrevista nessa quinta-feira ao programa “A Voz do Brasil” e comentou que, neste momento, a prioridade é concluir a vacinação dos grupos prioritários.

Na mesma reunião, a agência reguladora recomendou a aplicação da terceira dose da Coronavac, como uma dose de reforço. Mas a decisão final cabe ao Programa Nacional de Imunização, coordenado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o Butantan, a farmacêutica Sinovac, que desenvolve a vacina, fez um estudo sobre essa dose extra. E concluiu que, no público a partir de 18 anos, sem comorbidades, a resposta imunológica aumentou bastante com o uso de uma terceira dose aplicada com intervalo de 28 dias a 8 meses em relação à segunda dose.

Foi a primeira vez que a Anvisa recomendou uma dose de reforço, além das já previstas.

O ministro Marcelo Queiroga disse que ainda é cedo para falar sobre terceira dose, mas afirmou que é uma possibilidade.

Nessa quinta, a equipe da Anvisa se reuniu com representantes do laboratório Pfizer. O objetivo foi pedir informações sobre o uso da terceira dose desse imunizante. O laboratório conduz uma pesquisa sobre a dose de reforço e se comprometeu a se reunir regularmente com a agência reguladora, para compartilhar informações sobre esse estudo.

No caso da vacina da Pfizer, a Anvisa vai aguardar a chegada de mais informações para decidir se recomenda ou não o uso de uma terceira dose.

Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo