Campanha busca conscientização contra doenças cardiovasculares

Publicado em 16/08/2021 - 13:38 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Gisele Maria de Almeida, de 71 anos, viu sua vida mudar totalmente em março de 2019. Ela era uma mulher ativa e independente; e agora, depois de um AVC, o acidente vascular cerebral, precisa de ajuda para quase tudo.

A aposentada conta que tinha dores de cabeça recorrentes, mas não imaginou que fosse algo sério. Gisele conta que, como não tinha o hábito de ir ao médico anualmente, não descobriu o problema a tempo.

E é para pessoas como a Gisele poderem ter uma segunda chance, que a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular realiza o Agosto Azul Vermelho. A prevenção é a grande bandeira dessa campanha.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo, com 17 milhões de óbitos anuais. Os AVCs, aneurismas e tromboses são algumas das doenças do aparelho circulatório que podem ser evitadas com ações simples.

O médico Leonardo Nóbrega, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Distrito Federal, reforça que prevenir é a melhor saída sempre. E não é difícil, mudanças de hábitos no dia a dia já são um grande passo.

Esse é o primeiro ano da campanha que leva no nome as cores das artérias e das veias, vermelho e azul, justamente para fazer alusão ao nosso sistema circulatório.

O aumento de mortes por doenças cardiovasculares em 2020, no Brasil, foi um dos motivos para criar essa ação de prevenção. Dr. Leonardo explica que a pandemia e o medo do coronavírus foram responsáveis por esses números crescerem.

Além das doenças mais conhecidas, problemas circulatórios podem causar varizes, entupimento de artérias e até amputação de membros.

Edição: Samia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo