Campanha busca conscientização contra doenças cardiovasculares

Publicado em 16/08/2021 - 13:38 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Gisele Maria de Almeida, de 71 anos, viu sua vida mudar totalmente em março de 2019. Ela era uma mulher ativa e independente; e agora, depois de um AVC, o acidente vascular cerebral, precisa de ajuda para quase tudo.

A aposentada conta que tinha dores de cabeça recorrentes, mas não imaginou que fosse algo sério. Gisele conta que, como não tinha o hábito de ir ao médico anualmente, não descobriu o problema a tempo.

E é para pessoas como a Gisele poderem ter uma segunda chance, que a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular realiza o Agosto Azul Vermelho. A prevenção é a grande bandeira dessa campanha.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo, com 17 milhões de óbitos anuais. Os AVCs, aneurismas e tromboses são algumas das doenças do aparelho circulatório que podem ser evitadas com ações simples.

O médico Leonardo Nóbrega, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Distrito Federal, reforça que prevenir é a melhor saída sempre. E não é difícil, mudanças de hábitos no dia a dia já são um grande passo.

Esse é o primeiro ano da campanha que leva no nome as cores das artérias e das veias, vermelho e azul, justamente para fazer alusão ao nosso sistema circulatório.

O aumento de mortes por doenças cardiovasculares em 2020, no Brasil, foi um dos motivos para criar essa ação de prevenção. Dr. Leonardo explica que a pandemia e o medo do coronavírus foram responsáveis por esses números crescerem.

Além das doenças mais conhecidas, problemas circulatórios podem causar varizes, entupimento de artérias e até amputação de membros.

Edição: Samia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo