Casos de doença chamada de "urina preta" são investigados no AM e BA

Publicado em 25/08/2021 - 19:57 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

22 casos da doença de Haff, conhecida como 'urina preta', são investigados nos estados do Amazonas e da Bahia. Dezesseis deles na cidade amazonense de Itacoatiara e seis em cinco municípios baianos.

O escurecimento da urina característico da doença de Haff é provocado pela rabdomiólise – uma ruptura do tecido muscular que libera uma proteína tóxica na corrente sanguínea.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes ou crustáceos, quando eles não são acondicionados de maneira adequada.

Para investigar o surto da ‘doença da urina preta’ em Itacoatiara, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas vai enviar nesta quinta-feira uma equipe de técnicos ao município. Um profissional da Fundação de Medicina Tropical vai capacitar os médicos da cidade para tratar os pacientes.

Segundo Liane Souza, Chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Amazonas, dos 16 casos notificados, 12 são em adultos e quatro em crianças; dez deles estão vinculados a quatro famílias. Liane Souza destaca  que é importante dar assistência a esses pacientes.

Já a Secretaria da Saúde da Bahia recebeu, este ano, a notificação de oito casos suspeitos nos municípios de Alagoinhas, Simões Filho, Maraú, Mata de São Jorge e Salvador; dois deles foram descartados e seis seguem em investigação.

A coordenadora de Agravos Transmissíveis da Secretaria de Saúde baiana, Eleuzina Falcão, explica como é o trabalho das vigilâncias em saúde e sanitária na investigação dos pescados que podem ser os causadores da doença. 

A urina escura é marcante na doença de Haff, que também tem por sintomas a rigidez muscular, dor torácica, dificuldade para respirar, dormência e perda de força.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Após apagão em Manaus, ONS e e Amazonas Energia investigam causas

O Ministério das Minas e Energia criou uma sala de situação em conjunto com o Operador Nacional de Energia (ONS) e a Amazonas Energia para entender porque houve desligamento dos Circuitos 1 e 2 da linha de transmissão Lechuga-Manaus.

Baixar arquivo
Geral

Domínio de grupos armados no RJ dobra em 16 anos

As informações são do Mapa dos Grupos Armados, lançado nesta segunda-feira. O Mapa é uma parceria entre o Instituto Fogo Cruzado e o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos, da Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Geral

MP de São Paulo denuncia esquema envolvendo empresas de ônibus

A Operação Fim da Linha investiga suposto esquema de lavagem de dinheiro, por meio de empresas de ônibus que circulam na capital paulista.  

Baixar arquivo
Economia

Ipea: inflação cai e alívio é maior para famílias de alta renda

A inflação desacelerou para todas as faixas de renda no mês de março.

É o que aponta o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Baixar arquivo
Justiça

Enel vai recorrer da decisão da justiça sobre atendimento a clientes

Justiça de São Paulo determinou que Enel cumpra o prazo de um minuto para atender cliente por telefone/whatsapp e o prazo máximo de 30 minutos para atendimento presencial na empresa. 

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga barco com corpos no litoral do Pará

A perícia no barco com corpos à deriva, encontrado no litoral do Pará, deve começar nesta segunda-feira, pela Polícia Federal.

Baixar arquivo