CNM: municípios podem cobrar vacinação contra covid de servidores

Pesquisa diz que 235 cidades já adotaram ou pretendem adotar exigência

Publicado em 25/08/2021 - 17:46 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com o avanço da vacinação contra a covid-19 em todo o país, muitos trabalhadores que estavam atuando de casa durante a pandemia estão retornando aos ambientes de trabalho. No setor público, a vacina já está sendo cobrada por várias prefeituras como pré-requisito para a volta de servidores.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontou que 235 cidades já adotaram ou pretendem adotar essa exigência. O número equivale a 20% das prefeituras que responderam ao questionário da entidade, entre elas, as de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Velho.

Segundo Eduardo Stranz, que é consultor da área de estudos técnicos da CNM, a obrigatoriedade da vacina contra covid-19 para servidores retornarem ao trabalho presencial é uma prática que deverá ser adotada cada vez mais pelos municípios.

De acordo com o levantamento da CNM, mais da metade dos municípios que adotaram ou pretendem adotar essa prática responderam que vão punir os servidores que se recusarem a tomar a vacina. As sanções previstas pelas prefeituras vão desde o corte do ponto até a instalação de processos administrativos, que podem levar à exoneração do funcionário público.

Na avaliação do advogado Ricardo Barreto, que é doutor em direito do estado pela Universidade de Brasília, os municípios que obrigarem os servidores a se vacinar contra a covid-19 e punirem quem desobedecer a regra estarão agindo dentro da legalidade e da Constituição Federal.

Por outro lado, o professor de direito administrativo Frederico Afonso explica que as punições aos servidores precisam encontrar respaldo jurídico nos estatutos e leis dos municípios. As cidades que não tiverem essa previsão precisam submeter a exigência à aprovação das câmaras municipais.

A pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios ouviu 2,383 prefeituras de todo o país, entre os dias 9 e 12 de agosto. O levantamento também apontou que 37% das cidades já estão vacinando jovens na faixa de 18 a 24 anos de idade contra a covid-19.

Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo