Covid: Estudo preliminar indica medicamento que reduz mortes em 38%

Publicado em 09/08/2021 - 22:09 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Estudo preliminar desenvolvido no Brasil indica que um anti-inflamatório pode reduzir em 38% a mortalidade de doentes graves de covid-19. É o baricitinibe, medicamento usado no país para o tratamento de artrite reumatoide.

O infectologista Adilson Cavalcanti, responsável pelo estudo no Hospital Anchieta, de São Bernardo do Campo, em São Paulo, explica que essa redução foi demonstrada em uma análise parcial feita em comparação com o grupo de voluntários que recebeu um placebo.

O estudo, patrocinado pela fabricante do medicamento, a multinacional Eli Lilly, foi realizado em 12 centros clínicos do país com mais de 1.500 voluntários e contou com colaboração internacional. 

 

O médico Adilson Cavalcanti ressalta que o medicamento só poderá ser prescrito por médicos que estejam cuidando de pacientes internados em hospitais com diagnóstico de Covid-19 e necessitem de oxigênio como parte do tratamento. Inibir a atividade inflamatória causada pelo novo coronavírus é o benefício do baricitinibe, segundo o estudo. 

 

Sonora 2

 

Vale destacar que a fabricante do anti-inflamatório já solicitou à Anvisa a liberação do uso do medicamento para casos graves de Covid-19. O baricitinibe tem aprovação para uso emergencial contra o novo coronavírus nos Estados Unidos.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Funarte incentiva candidatura do circo a patrimônio cultural imaterial

A Fundação Nacional de Artes, a Funarte, recebe até quarta-feira inscrições para a Bolsa Funarte de Pesquisa para Reconhecimento do Circo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Baixar arquivo
Saúde

ANS suspende a comercialização de 70 planos de saúde

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar anunciou, nesta segunda-feira, a suspensão temporária da comercialização de 70 planos de saúde de oito operadoras, por causa de reclamações sobre cobertura assistencial.

Baixar arquivo
Economia

IBGE aponta que custos para o censo 2022 será maior que o estimado

O diretor de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, Cimar Azeredo, afirmou nesta segunda-feira que o orçamento do Censo 2022 terá que passar por recomposição.

Baixar arquivo
Economia

Reduflação: consumidor percebe redução de peso dos produtos embalados

Pesquisa do site Reclame Aqui mostra que oito a cada dez consumidores no país notaram que os fabricantes estão reduzindo tamanho, peso ou metragem das embalagens dos produtos, mas sem a respectiva redução do preço. 

Baixar arquivo
Economia

Trabalhadores da Volkswagen no ABC paulista entram em férias coletivas

Segundo o sindicato dos metalúrgicos do ABC, além das férias coletivas, a montadora também anunciou a redução da jornada de trabalho e corte de salário.

Baixar arquivo
Geral

Embrapa : Criado sistema rastreável para o açúcar mascavo

Embrapa desenvolveu em parceria com a Usina Granelli, o primeiro açúcar mascavo com sistema rastreável do Brasil. A novidade deve chegar às lojas e supermercados em julho.

Baixar arquivo