Crianças e adolescentes têm mudança de comportamento na pandemia

Procura por ajuda psicológica aumentou no período

Publicado em 04/08/2021 - 16:20 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No começo pareciam férias fora de época, folga da escola, tempo livre para dormir e ver televisão. Mas depois foi ficando entediante e cansativo. É assim que o adolescente João Lustosa, de 14 anos, descreve os meses de pandemia e isolamento social. Ele conta que a adaptação às aulas online foi muito difícil e que o aprendizado ficou bem comprometido. 

E a mãe do João, Ana Flávia, conta que o comportamento do filho mudou não só em relação à escola, mas também no humor e nos hábitos do dia a dia, perdendo interesse em atividades que antes adorava.

Uma pesquisa encomendada pela Fundação Lemann e pelo Instituto Natura com 2.100 crianças e adolescentes mostrou que, como o João, 94% deles tiveram alguma mudança de comportamento na pandemia. E é exatamente isso que a psicóloga Raquel Marinho tem visto em consultório desde o começo da pandemia: os pequenos estão sofrendo muito com o isolamento social, falta de convívio familiar e aulas online, além do medo da doença. O aumento da procura por ajuda psicológica foi enorme. 

Raquel destaca que a família precisa observar de perto as crianças e jovens nesse período para tentar identificar comportamentos e falas diferentes. Ela explica quais os sinais de alerta que precisam ser observados pelos pais.  

De acordo com a pesquisa, mais da metade das crianças e adolescentes ganharam peso na pandemia; 44% se sentiram tristes e quase 40% tiveram medo. A pesquisa também ouviu jovens de 10 a 15 anos para entender as suas expectativas e descobriu que 75% deles sentem falta das aulas presenciais ou de algum professor.

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo
Geral

Começa a Semana Nacional do Transito que discute a redução de mortes

Começou neste sábado,  e vai até o dia 27 deste mês, a Semana Nacional de Trânsito, com atividades de educação, conscientização e fiscalização nas ruas e estradas do país. Neste ano, o tema é ‘trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Baixar arquivo
Geral

Decreto permite a Anatel ampliar acesso a internet

Um decreto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro dá poder para a Anatel firmar compromissos com as operadoras de telecomunicações que ampliem o acesso à internet, especialmente nas localidades com baixa ou nenhuma conectividade.

Baixar arquivo
Saúde

Inca lança aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos

O Redome, Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, coordenado pelo Inca, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, lançou neste sábado um novo aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos.

Baixar arquivo
Saúde

Programa Nacional de Imunizações completa 48 anos

Nos últimos meses quando se fala em Programa Nacional de Imunizações, o PNI, vem logo à mente a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fogo que atinge a Chapada dos Veadeiros já consumiu 15,5 mil hectares

O incêndio que começou no último domingo, 12 de setembro, no Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, continua ativo em duas frentes na região. Ao todo, o fogo já consumiu uma área de Cerrado equivalente a mais de 15,5 mil hectares.

Baixar arquivo