Efetividada da CoronaVac é de 74% e da AstraZeneca, 90%, diz estudo

Publicado em 30/08/2021 - 08:00 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Efetividade da CoronaVac em prevenir mortes por covid-19 é de 74% e do imunizante da AstraZeneca é de 90%. É o que revela um amplo estudo envolvendo pesquisadores das universidades federais da Bahia, de Ouro Preto e de Brasília, além da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a London School e a Fiocruz. Esse estudo foi publicado numa plataforma de pesquisas médicas e ainda está em processo de revisão.

Na pesquisa foram analisados 60 milhões de brasileiros vacinados entre os dias 18 de janeiro a 30 de junho. E trata-se da primeira pesquisa nacional que analisa a efetividade das vacinas. Esse dado é diferente da eficácia vacinal, quando são analisados os dados em ambiente controlado.

A pesquisa também fez a análise da efetividade da vacina por faixa etária. Por exemplo, nos idosos acima de 60 anos, as duas doses da CoronaVac previnem a hospitalização em 84,2% dos casos, e reduzem o risco de mortes em 76,5%. No caso da vacina da AstraZeneca, houve redução do risco de hospitalização em 94,2% e redução do risco de morte em 93,3%

Já no caso de idosos acima de 90 anos, há uma grande queda na proteção. Ainda assim, a CoronaVac previne hospitalização em 32,7% dos casos e mortes em 35,4%, enquanto que a AstraZeneca diminui o risco de hospitalização em 54,9% e de mortes em 70,5%. Com base nesses números, os pesquisadores disseram que os idosos dessa faixa poderiam se beneficiar de uma terceira dose, mas que ainda é preciso uma comprovação científica dessa tese.

Mas de qualquer forma, o Ministério da Saúde informou que a campanha para a terceira dose em idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos começa no próximo dia 15.

Edição: Priscilla Mazenotti / GT Passos

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo