Estudo da Fiocruz revela novo aumento de idosos internados com SARS

Publicado em 03/08/2021 - 17:42 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz revelou que o número de idosos internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave, conhecida pelas siglas SRAG ou SARS, voltou a apresentar tendência de alta no estado do Rio de Janeiro, após cerca de quatro meses de queda.

Ainda em fase de conclusão, o estudo, divulgado nesta terça-feira, foi desenvolvido pelo grupo de Métodos Analíticos para Vigilância Epidemiológica da Fiocruz e o Observatório Covid-19 BR, iniciativa independente que analisa e divulga informações sobre a pandemia.

Os gráficos, elaborados com base no Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, apontam alta nas internações em três faixas etárias: de 60 a 69 anos, 70 a 79 e 80 anos ou mais, sendo este último, o público com alta mais expressiva.

Ainda em relação a esse grupo, segundo a Fiocruz, somam-se alguns fatores agravantes. Entre eles, a transmissão comunitária ainda elevada, menor efetividade, maior tempo desde a segunda dose e possível efeito de perda de imunidade por causa da idade.

O pesquisador da Fiocruz responsável pelo estudo, Leonardo Bastos, disse que, apesar do aumento nas internações de idosos no estado, é preciso monitorar os dados por mais tempo para concluir possíveis relações de causa e efeito.

O estudo alerta também que o Rio de Janeiro enfrenta o pior momento da pandemia em relação a internações de crianças de zero a nove anos. Já entre os adultos de 30 a 39 anos, apesar do levantamento ter registrado uma melhora, a situação é mais grave do que o observado no final do ano passado.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Fiocruz vai entregar nova remessa de vacinas contra covid nesta sexta

O carregamento, somado aos lotes liberados nesta semana, alcança um total de 4,6 milhões de doses.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados de quinta-feira (23) no futebol

Na Série B do Campeonato Brasileiro, o CSA derrotou o Botafogo por 2 a 0. Na Copa Sul-Americana, o Athletico Paranaense foi até o Uruguai e venceu o Peñarol  por 2 a 1 na primeira partida das semifinais.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores descobrem vírus parecido com o da covid-19 em morcegos

Ele foi descoberto justamente durante uma pesquisa para tentar desvendar a origem do Sars-Cov-2, que se transformou na pior pandemia dos últimos tempos.

Baixar arquivo
Geral

SIMU: sistema une dados públicos sobre mobilidade urbana

O portal do Ministério do Desenvolvimento Regional, lançado nesta quinta-feira dentro da Semana Nacional de Mobilidade, une dados públicos de diversas fontes como o IBGE, Agência Nacional do Petróleo e Gás e Datasus.

Baixar arquivo
Política

Comissão da Câmara aprova substitutivo à PEC da Reforma Administrativa

Foram 28 votos favoráveis e 18 contrários. O texto retoma vários pontos da proposta encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional, em setembro do ano passado.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil avança para quartas de final na Copa do Mundo de Futsal

Nas quartas de final, os brasileiros vão enfrentar a seleção de Marrocos, no próximo domingo (26), às 10h, horário de Brasília, na cidade de Vilnius, na Lituânia.

Baixar arquivo