Governo lança sistema nacional para identificar novas drogas

Publicado em 30/08/2021 - 18:54 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo federal vai contar com um mecanismo para identificar o surgimento de novas drogas no país. Instituído nesta segunda-feira (30) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o chamado Subsistema de Alerta Rápido sobre Drogas vai permitir o combate mais ágil ao narcotráfico pelas forças de segurança brasileiras. 

O novo sistema vai ser abastecido com dados de órgãos como Anvisa, Polícia Federal e Receita Federal, além dos trabalhos das polícias civis, perícias oficiais e centros de pesquisa nas áreas de saúde e segurança pública.

O Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora, explica o alcance do novo sistema, que vai ser utilizado em caráter experimental durante um ano. A ideia é ter um sistema unificado para transmissões de informações sobre características de novas substâncias psicoativas.

O relatório mais recente da Polícia Federal incluiu 29 substâncias na lista de novas drogas identificadas no país. As mais comuns são as feni-leti-laminas e as catinonas sintéticas, que simulam efeitos de drogas como cocaína, anfetaminas, metanfetaminas e MDMA.

O Secretário Luiz Roberto Beggiora destaca também a crescente apreensão de drogas vendidas supostamente como versões mais puras do ecstasy, e os riscos dessas substâncias à saúde.

Após mapear os fluxos de trabalho e as rotinas de disseminação de informações, o Subsistema de Alerta Rápido sobre Drogas será implementado de forma definitiva. 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública destaca que a notificação de novas drogas permite que as substâncias sejam identificadas e monitoradas, bem como possibilita políticas públicas na área de prevenção e combate ao tráfico de drogas.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo