Inmetro suspende certificação de dois modelos de implantes mamários

Publicado em 26/08/2021 - 21:28 Por *Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Inmetro suspendeu, temporariamente, a certificação de dois modelos de implantes mamários comercializados pela Johnson&Johnson do Brasil: Siltex de Coesividade III e Siltex Round Gel. 

Segundo comunicado da empresa americana, a decisão foi motivada devido a falha em uma única amostra durante teste mecânico de fadiga, realizado como parte do processo certificação. Com a suspensão, a venda desses produtos no país foi interrompida.

A gerente-geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária da Anvisa, Suzie Marie Gomes, ressalta que os pacientes que possuem próteses de qualquer espécie devem ter acompanhamento médico de forma regular. Caso apresentem algum evento adverso em relação ao implante, precisam notificar a Agência.

A gerente explica ainda que, até o momento, não há risco para a saúde dos pacientes usuários dos modelos que tiveram a certificação suspensa.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dênis Calazans, afirma que os implantes mamários atualmente comercializados no país possuem uma biossegurança muito elevada. O médico reforça que a suspensão pode estar associada a detalhes técnicos que não necessariamente geram problemas de saúde aos pacientes.

O comunicado da Johnson&Johnson destaca ainda que nenhuma ação é necessária para os clientes ou pacientes que possuem os implantes, já que não foram identificados riscos adicionais. Os modelos suspensos pelo Inmetro foram distribuídos no Brasil entre 17 de junho e 15 de julho deste ano. 

A recomendação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é de reavaliação das próteses mamárias a cada 15 anos. 

Em nota a Johnson&Johnson esclareceu que o episódio não está relacionado a qualidade segurança ou eficácia do produto e que a distribuição dos implantes Siltex de Coesividade III e Siltex Round Gel foi interrompida no Brasil até que o certificado seja restabelecido. A nota diz ainda que a empresa está colaborando com o Inmetro para resolver o assunto.

*Com produção de Joana Lima. 

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo